Cinema Destaques

A peculiar razão que levou Jet Li a recusar papel na trilogia ”The Matrix”

Joel Santiago
  • Outubro 22, 2018
  • 2 min read
A peculiar razão que levou Jet Li a recusar papel na trilogia ”The Matrix”

Numa entrevista concedida a um meio de comunicação chinês, o ator entrou em detalhe sobre as razões que o levaram a recusar um papel na trilogia “The Matrix”, das irmãs Wachowski.

Em “The Matrix Reloaded” e “The Matrix Revolution”, o personagem Seraph foi interpretado pelo ator taiwanês Collin Chou. No entanto, originalmente esse papel foi oferecido a Jet Li. Acontece que Li acabou eventualmente por recusar, devido à sua intenção em proteger a propriedade dos seus golpes e movimentos.

O próprio comentou:

Foi um conflito comercial para mim. Apercebi-me que os americanos queriam-me nas filmagens por 3 meses, mas que estivesse com a equipa por 9. Nos outros 6 meses, queriam gravar e copiar todos os meus movimentos para uma biblioteca digital. Pelo fim das gravações, os direitos sobre esses movimentos ficariam na posse deles.

Jet Li é um mestre em várias artes de Wushu ou Kung Fu. Olhando à importância nuclear dos seus movimentos na sua filmografia, dominada por filmes de ação com uma forte presença de artes marciais, pode dizer-se que esta foi uma decisão sensata por parte do ator. Isto é, sem entrarmos no campo da moralidade.

Vê também: A cultura e valores no cinema leste-asiático através de 8 filmes locais

Jet Li

No início da década anterior, Jet Li já previa os avanços da CGI no cinema. As suas preocupações extendiam-se à possibilidade dos estúdios anexarem a cara de outro ator ao seu corpo e aos seus movimentos:

Eu pensei: Tenho treinado durante toda a minha vida. E nós, praticantes de artes marciais, vamos inevitavelmente envelhecer. No entanto, eles podiam deter os meus movimentos como propriedade intelectual para sempre. Por isso disse-lhes que não o poderia fazer.

Em retrospetiva, o cinema de ação ficou a ganhar com esta decisão de Jet Li.

Joel Santiago
About Author

Joel Santiago

https://letterboxd.com/San_Tiago/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *