“Listen”, “O Filme do Bruno Aleixo”, “Mosquito” e “Ordem Moral” são alguns dos filmes que marcam o melhor do cinema português estreado em 2020.

Destaque ainda para os melhores atores portugueses em papéis principais e secundários.

O Melhor do Cinema Português em 2020

Publicidade

Melhores Filmes Portugueses de 2020

O Filme do Bruno Aleixo

Realização de João Moreira e Pedro Santo
Com Adriano Luz, Rogério Samora, José Raposo, Fernando Alvim
Estreou a 23 de Janeiro

Bruno Aleixo foi convidado a escrever um biopic sobre a sua própria vida. Carecendo de ideias, foi pedi-las aos amigos mais próximos. Reunidos num café, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica.

 

Mosquito

Realização de João Nuno Pinto
Com João Nunes Monteiro, Filipe Duarte, João Lagarto, Josefina Massango
Estreou a 5 de Março

Moçambique, 1917. Zacarias é um jovem português sedento por viver grandes aventuras heroicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o soldado vê-se deixado para trás pelo seu pelotão e parte numa longa odisseia mato adentro, à procura da guerra e dos seus sonhos de glória.

 

Faz-me Companhia

Realização de Gonçalo Almeida
Com Cleia Almeida, Filipa Areosa
Estreou a 2 de Julho

Sílvia aluga uma casa para o fim-de-semana no sul de Portugal com a intenção de se encontrar com a sua amante secreta, Clara. Entre mergulhos na piscina e banhos de sol, o fim-de-semana perfeito a dois começa a ser perturbado por um mal misterioso. Estranhos eventos ocorrem na casa que terão um impacto permanente na relação e na vida das duas mulheres.

 

Ordem Moral

Realização de Mário Barroso
Com Maria de Medeiros, Marcello Urgeghe, João Pedro Mamede, Júlia Palha
Estreou a 10 de Setembro

A história que pretendemos contar é pública e conhecida: em 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, abandona o luxo social, cultural e familiar em que vive para fugir com um insignificante chauffeur, 26 anos mais novo. As consequências desta sua decisão serão obviamente dolorosas e moralmente devastadoras.

 

O Fim do Mundo

Realização de Basil da Cunha
Com Michael Spencer, Marco Joel Fernandes, Iara Cardoso, Alexandre da Costa Fonseca
Estreou a 17 de Setembro

Após oito anos numa casa de correção, Spira regressa à Reboleira, um bairro de lata que está a ser destruído, nos arredores de Lisboa. Spira é bem-recebido pelos amigos e familiares, mas Kikas, um velho traficante do bairro, fá-lo perceber que não é bem-vindo.

 

O Ano da Morte de Ricardo Reis

Realização de João Botelho
Com Chico Diaz, Luís Lima Barreto, Victoria Guerra, Catarina Wallenstein
Estreou a 1 de Outubro

1936 é o ano de todos os perigos, do fascismo de Mussolini, do Nazismo de Hitler, da terrível guerra civil espanhola e do Estado Novo em Portugal, de Salazar. Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a criatura.

 

Listen

Realização de Ana Rocha de Sousa
Com Lúcia Moniz, Ruben Garcia, Sophia Myles

Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando a segurança social levanta suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo.

Ver também: Listen | Realista, relevante e de extrema sensibilidade humana