CinemaDestaquesDisneyLista de FilmesMatérias EspeciaisPixarTOP 10Os 10 mais icónicos filmes de animação da Disney

A equipa do Cinema Pla’net compilou uma lista com 10 dos mais icónicos filmes de animação da Disney. O estatuto da Disney no panorama atual do cinema é de proporções bíblicas. A companhia detém uma grande parte dos franchises mais populares da indústria. No entanto, no que diz respeito à Disney, tudo começou com os filmes de animação… Eis os 10 escolhidos dos membros da nossa equipa: Coco (2017) – Lee Unkrich Abrimos com a...
Joel Santiago Joel SantiagoMar 11, 20189 min

A equipa do Cinema Pla’net compilou uma lista com 10 dos mais icónicos filmes de animação da Disney.

O estatuto da Disney no panorama atual do cinema é de proporções bíblicas. A companhia detém uma grande parte dos franchises mais populares da indústria. No entanto, no que diz respeito à Disney, tudo começou com os filmes de animação…

Eis os 10 escolhidos dos membros da nossa equipa:

Coco (2017) – Lee Unkrich

Disney

Abrimos com a entrada mais recente na nossa lista, Coco. Uma autêntica e sentida homenagem à cultura mexicana, que tem como ponto de partida a celebração do Día de Muertos. Pese embora ter sido lançado apenas há uns meses, Coco tem progressivamente vindo a ganhar lugar em várias listas dos melhores filmes da Disney.

Toy Story 3 (2010) – Lee UnkrichDisney

O último filme da trilogia Toy Story foi, para muitos, o melhor. O facto de ter sido o primeiro filme animado a quebrar a barreira de 1 bilião de dólares nas bilheteiras fala por si. As audiências apaixonaram-se pelas aventuras dos brinquedos de Andy.

WALL·E (2008) – Andrew StantonDisney

WALL-E é daqueles filmes em relação aos quais a opinião do público não costuma ter meio termo. Como se verifica pelo 8º lugar alcançado nesta lista, vários membros da nossa equipa apreciaram as peculiaridades da história do pequeno robô lixeiro.

À Procura de Nemo (2003) – Andrew Stanton

Disney

A qualidade gráfica deste (mais um) filme da Pixar é algo que perdura ainda nos dias de hoje. Desde Dory a Crush, À Procura de Nemo ofereceu à Disney algumas das suas mais divertidas personagens.

Ratatui (2007) – Brad Bird

Disney

Não, ao contrário do que um surpreendente e elevado número de pessoas pensa, Ratatui não é o nome do protagonista. Rémy é o nome do talentoso rato parisiense que tem o sonho de se tornar chef de cozinha.

Monstros e Companhia (2001) – Pete Docter

Disney

Mais um filme da Pixar, que surpresa. Monstros e Companhia foi o primeiro filme da Pixar a ser nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação (o primeiro a vencer foi À Procura de Nemo).

O Rei Leão (1994) – Roger Allers, Rob Minkoff

Disney

O Rei Leão foi, e de certa forma ainda o é, um verdadeiro fenómeno cultural. Desde as músicas que nos enchem de vida à famosa cena trágica, passando pelos estonteantes cenários da savana africana, o filme está repleto de momentos que marcaram miúdos e graúdos.

A Bela e o Monstro (1991) – Gary Trousdale, Kirk Wise

Disney

No que aos filmes de animação diz respeito, A Bela e o Monstro ganhou já o estatuto de clássico. A Disney pegou numa das mais antigas narrativas, e aplicou-lhe o seu toque mágico. Os resultados estão à vista.

Inside Out (2015) – Pete Docter

Disney

No mundo mágico que é a sua mente, Riley tem de encontrar a melhor maneira de lidar com personificações das suas emoções. O conceito de Inside Out é, sem dúvida, um dos mais interessantes na história dos filmes da Disney.

The Incredibles (2004) – Brad Bird

Disney

A versão da Pixar do que é ser um super-herói. Ou 5, no caso da disfuncional família Parr. Numa época em que filmes de super-heróis estão em voga, será que a muito aguardada sequela de The Incredibles ultrapassará Toy Story 3 como o filme mais rentável da Pixar?

Joel Santiago

Joel Santiago

A personificação do que seria se Pessoa e Nietzsche tivessem um filho. Fã de muitas coisas, mas principalmente do Tarantino.https://letterboxd.com/San_Tiago/