“O Pai Tirano” a comédia portuguesa que faltava a 2022

0
437

O Pai Tirano” é comédia portuguesa que faltava a 2022. Esta adaptação promete agradar a nova geração e trazer nostalgia aos que se lembram do original. Realizado por João Gomes, com argumento de Patrícia Müller e Miguel Viterbo, o filme mantém a sátira política e social, adaptada aos nossos dias.

O Enredo Principal

Em síntese, temos o típico trio amoroso. Chico (Miguel Raposo) é um honesto trabalhador da sapataria dos Armazéns Grandela. Além disso, é um aspirante ator de teatro mas tenta escondê-lo da sua amada. É apaixonado por Tatão (Jéssica Athayde), uma cinéfila que trabalha como caixeira da perfumaria. Ao mesmo tempo, Tatão é cortejada por Artur (Diogo Amaral), um rico bon-vivant burguês que fará tudo para ficar com a sua amada.

Tatão e Chico - Pai Tirano 2022
Tatão (Jéssica Athayde) e Chico (Miguel Raposo) em “O Pai Tirano” (2022)

Inicialmente, Chico muda-se para a pensão onde mora Tatão, começando a sua estratégia de conquista, sem sucesso. Apenas Santana conhece o plano, dando conselhos a Chico e replicando uma das frases de 1941 “Aquilo não é uma mulher, aquilo é um tambor: p’la Tatão, p’la Tatão, p’la Tatão, tão, tão”.

Ver também: Bem Bom | Uma doce sobremesa à portuguesa

O Teatro e a Comédia

Grupo de Teatro no "Pai Tirano"
“Os Granelinhas”, Grupo de Teatro em “O Pai Tirano” (2022)

Santana (José Raposo) é o organizador do grupo de teatro dos Armazéns, os “Grandelinhas”. Ao grupo pertencem outros funcionários do centro comercial: Gracinha (Carolina Loureiro), Dona Cândida (Mafalda Vilhena), Lopes (Igor Regalla), Seixas (Marcantonio Del Carlo), o contrarregra Machado (João Craveiro) e o ponto Pinto (Diogo Valsassina). O grupo decide levar avante a peça “O Pai Tirano”.

Enquanto Santana está a ensaiar a peça no quarto de Chico, Tatão ouve aquilo que pensa ser um diálogo verdadeiro e fica a pensar que Chico é rico, mas com um pai tirano que não aceita a sua humilde amada. Em contrapartida, toma como sua missão conhecer Chico e provar que, apesar de humilde, é uma mulher com classe.

Bem como na versão original, a trama roda em torno da peça. É suposto ser um drama mas acaba em comédia. Alguns dos momentos mais hilariantes de humor físico são protagonizados por Diogo Valsassina, Igor Regalla e João Craveiro. Ainda assim, Marcantonio Del Carlo destaca-se sempre que diz a sua única fala da peça, o célebre monólogo do filme original “Oh inclemência! Oh martírio! Estará porventura periclitante a saúde desse nobre e querido menino que eu ajudei a criar?”.

Tatão decide conhecer o pai de Chico e provar que será uma boa esposa. É aqui que o grupo decide invadir o palacete onde trabalha Teresa (Rita Blanco) e encenar a peça como se fosse realidade. Esta foi uma das cenas mais engraçadas do filme e onde todos os atores (os reais, não os fictícios) tiveram uma prestação incrível.

Os Novos Temas d’ “O Pai Tirano”

Embora o drama principal seja o mesmo que o original, os diálogos foram alterados. Tatão, continua uma cinéfila, mas com uma veia feminista. Questiona várias vezes o papel da mulher, o porquê de não ir à guerra ou da obrigatoriedade de usar meias. Tatão é a personagem que mais se diferencia da sua versão anterior, originalmente interpretada por Leonor Maia.

O russo Ciriloff é protagonizado por Jorge Mourato. Ciriloff é agora um vidente (em vez de um antigo refugiado), abordando temas cruciais da nossa sociedade. “Um dia as mulheres ainda vão casar umas com as outras” ou “Um dia os telefones não terão fios” são algumas das previsões de Ciriloff, que despoletaram várias gargalhadas na sala de cinema.

A Estreia d’ “O Pai Tirano”

Portanto, temos todos os ingredientes para uma ótima comédia romântica. Os colegas de Chico cooperam de forma a que Tatão não descubra a verdade, ajudando-o na sua conquista. A única que fica de fora deste plano é Gracinha (Carolina Loureiro), pois por ser apaixonada por Chico, todos ficam com medo que ela deite tudo a perder.

Eventualmente, Artur descobre o segredo de Chico e convida todos os hóspedes da pensão a assistir à estreia da peça. Finalmente, é durante a estreia que Gracinha percebe que Chico não será seu pretendente. Por sua vez, Tatão descobre que Chico é ator e começa a confusão que levará todos à prisão, tal qual a versão original.

Personagens Teresa e Machado - O Pai Tirano
Teresa (Rita Blanco) e Machado (João Craveiro) na versão de 2022 d’ “O Pai Tirano”

Como em todas as comédias românticas, além dos protagonistas, é formado outro casal. Teresa (Rita Blanco) e Machado (João Craveiro) apaixonam-se perante o seu gosto em comum, os famosos “copinhos de vinho”. Este é o casal que todos queríamos mas não sabíamos.

“O Pai Tirano” é um filme divertido, que nos mostra uma Lisboa antiga através de imagens de época, bem como de toda a caracterização e guarda-roupa. Em outras palavras, os restantes remakes feitos até agora como “O Pátio das Cantigas” ou o “Leão da Estrela” – são filmes atuais com humor de época. “O Pai Tirano” é um filme de época com humor atual.

“O Pai Tirano” continua nas salas de cinema por todo o país. Antes do final do ano, o filme ficará disponível na OPTO (plataforma de streaming da SIC). Poderão também assisti-lo na HBO Max, a partir de 2023.

Ver também: Esperança, da OPTO: Uma série portuguesa, com certeza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui