On My Block | Uma série de comédia Netflix que merece mais buzz

“On My Block – No Meu Bairro” é uma série de comédia ‘teen’ original Netflix, que estreou a 16 de Março de 2018. Neste momento já vai na terceira temporada.

Time to Cash In!

Criada por Lauren Iungerich (“Awkward.”), Eddie Gonzalez e Jeremy Haft (“All Eyez On Me”), “On My Block” tem nos papéis principais Sierra Capri, Jason Genao, Brett Gray e Diego Tinoco. Lançada exclusivamente na Netflix a 16 de março de 2018, a série é constituída por 3 temporadas, neste momento com um total de 28 episódios de cerca de 30 minutos.

A série passa-se num bairro marginalizado de Los Angeles, onde a amizade de quatro adolescentes que frequentam o liceu é testada ao longo da série. Precisam de lidar com os desafios de crescer num bairro liderado por um gangue e com tentativas constantes de intromissão por outros gangues. A série aborda questões como deportação e o envolvimento com gangues e tem um elenco maioritariamente negro e latino.

As temporadas em resumo (spoilers leves)

A primeira temporada gira em torno dos quatro amigos Monse (Sierra Capri), Cesar (Diego Tinoco), Ruby (Jason Genao), e Jamal (Brett Gray) e de uma prima de Ruby, Olivia (Ronni Hawk), que vai acabar por se juntar a este grupo de amigos. A temporada foca-se essencialmente na relação de Monse e Cesar, no desaparecimento do dinheiro de Roller World, e em Santos, o gangue que domina o bairro e que é liderado pelo irmão de Cesar, Óscar (Júlio Macias).

Ao longo da temporada este grupo de amigos vai-se envolver em várias confusões e cair em amores e desamores, terminando da pior maneira para um dos membros do grupo, resultado de uma briga entre gangues.

Ver também: 2 em 1 | “The End of the F***ing World” vs “I Am Not Okay with This”

A segunda temporada começa um mês após os acontecimentos trágicos e foca-se em mostrar como os membros do grupo vão superar o momento e como Cesar vai lidar com a expulsão de casa e do gangue. Ainda nesta temporada vamos ver Monse a ir atrás da sua mãe e a maneira como os adolescentes vão fazer a lavagem de dinheiro do Roller World. A temporada termina com consequências tantos para os membros do gangue que tiveram envolvidos nos acontecimentos trágicos do mês passado, como para os membros do grupo, vítimas de uma retaliação inesperada.

A temporada final foca-se principalmente no grupo de adolescentes a mando da líder do gangue Santos, em busca de uma pessoa que ela pensa que ainda está viva. Ainda nesta temporada vamos ter um reencontro entre pai e filhos. O final coloca o futuro do grupo em questão.

Uma opinião sobre “On My Block”

Esta série conseguiu surpreender-me de maneira bastante positiva, pelo facto de não ser uma série teen comum, ou seja, que só aborda temas como os dramas da adolescência, os seus amores e desamores e os dramas do liceu, pois inclui brigas entre gangues, lavagem de dinheiro, entre outros temas, que são mais abordados em séries para adultos.

Se esta série em vez de ser interpretada por atores adolescentes fosse interpretada por atores adultos, seria na mesma muito interessante. Como é óbvio não iria ter a parte do liceu, nem dos dramas da adolescência, mas a intriga principal permaneceria igual e bem ao nível de outras excelentes séries para um público mais adulto.

Esta foi mais uma das poucas séries (cada vez são mais) que me conseguiu cativar do princípio ao fim, sem parar, tanto que vi as 3 temporadas no espaço de 5 dias.

Em “On My Block” destacaria a personagem de Monse, porque é ela que lidera o grupo de amigos e que faz de tudo para a amizade deles nunca acabar, apesar de ser exatamente ela quem coloca em questão a amizade do grupo. Também destacaria o final da terceira temporada que apesar de ser um pouco triste, transmite uma mensagem muito clara:

Nada dura para sempre, ou seja, por mais que uma amizade seja muito boa e longa e que façam de tudo para ela nunca acabar, ela vai chegar a um dia em que por várias razões se vai começar a destruir e vai acabar por terminar com cada um seguindo caminhos diferentes.

“On My Block” está disponível na Netflix e foi renovada para uma quarta temporada.