More

    Os Fabelmans – Sabe tudo sobre o novo filme de Spielberg

    Depois de vários anos de produção, Steven Spielberg estreia um dos filmes mais especiais da sua carreira. “Os Fabelmans” é um filme semiautobiográfico e estreia dia 22 de dezembro em todo o país.

    Steven Spielberg regressa às suas origens com “Os Fabelmans”

    Steven Spielberg é um dos realizadores mais acalmados do mundo. Durante a sua longa carreira, explorou vários géneros cinematográficos com filme tão diferentes como Parque Jurássico, A Lista de Schindler, Indiana Jones e West Side Story. Spielberg é o realizador com maior presença na lista dos 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos, segundo o American Film Institute.

    Em “Os Fabelmans”, Spielberg recua aos tempos em que todo este sucesso ainda era um sonho e o cinema não passava de um passatempo. Este filme não é uma autobiografia total, sendo que o foco a história é Sam Fabelman e a sua família. Esta é a forma que o realizador encontrou para contar a sua história de uma forma ficcionada, havendo a liberdade de acrescentar o que quisesse.

    Fabelmans o Filme

     

    O filme recua à infância e ao primeiro momento em que Sammy tem o primeiro contacto com o Cinema. Ao início, a experiência é um pouco traumatizante, mas quando ele descobre o poder da máquina de filmar a sua vida muda. A possibilidade de cristalizar alguns momentos e podê-los reviver vezes sem conta é uma oportunidade para o rapaz conseguir ultrapassar a sua ansiedade. Sammy percebe a magia do Cinema e a câmara de filmar torna-se na sua obsessão. Apesar disso, tal como diz a sua mãe, naquela família há os cientistas versus os artistas e Sammy tem o lado artístico dela. O pai, o engenheiro informático apoia o sonho do filho, mas pensa que tudo isso não passa de uma brincadeira.

    steven spielberg the fabelmans 1

    Apesar de o filme abordar a infância de Sam, o foco principal está na sua adolescência. É aqui que o que era um simples passatempo se começa a tornar algo mais sério. Apesar de não serem produções profissional, os filmes que ele faz com os seus amigos tornam-se cada vez melhores. Todos ficam surpreendidos com a qualidade das suas produções e é aqui que se percebe que o investimento é crescente.

    Aos 16 anos, Sam não é o rapaz mais popular da escola. As mudanças de casa devido ao emprego do pai não permitiram que ele se estabelece num local muito tempo. Esta é uma razão para que nessa idade seja um rapaz inseguro. Outra razão é facto de a sua família ser a uma das poucas famílias judias na cidade.Tudo isto é superado através da sua maior paixão, que é fazer filmes. Seja que filme for, Sam dedica-se inteiramente a ele. Desde um grande western até à viagem de finalistas, tudo é um pretexto para ele desenvolver o seu talento.

    Avaliação do filme

    Este é um filme muito especial por várias razões, sendo que o primeiro é conhecermos melhor as origens de Spielberg. Contundo, o filme não se fica por este facto. Esta é uma jornada familiar vista através dos olhos de um jovem cheio de sonhos por cumprir. A forma como a história é contada é muito cativante porque nos transporta para vários ambientes únicos com personagens fascinantes. Todos têm a sua história, os seus objetivos e ninguém é secundário neste enredo. Esta é uma obra que nos faz acreditar que com esforço e dedicação tudo é possível, basta acreditar.

    Este é, provavelmente, um dos melhores filmes de Steven Spielberg dos últimos anos. “Os Fabelmans” é uma longa-metragem que mostra o realizador no seu melhor, no culminar de uma carreira extremamente bem-sucedida. O elenco é composto por Michelle Williams, Paul Dano, Seth Rogen, e uma presença especial de David Lynch, entre outros. É de destacar o trabalho de Gabriel LaBelle que encarna o papel de Sam Fabelman na maior parte do filme. Apesar de ele não ser um ator experiente, consegue levar o público a querer acompanhar atentamente o percurso deste rapaz. Gabriel é a grande revelação deste filme que poderá ser uma “rampa de lançamento” para uma longa carreira.

    Tenho a certeza de que quem for ver este filme nunca mais o irá esquecer e terá um novo olhar em relação a Spielberg. A temporada dos prémios está quase a chegar e não me surpreende se este for um dos filmes mais referidos. Igualmente importante é o facto de este ser o último filme de Spielberg com banda sonora composta por John Williams. Não são necessárias mais razões para te levar a ver este filme tão especial e que recupera a magia do Cinema.

    Qual é a história de Os Fabelmans?

    O filme conta-nos a história de Sammy, um jovem que descobre um surpreendente segredo de família e ao mesmo tempo utiliza o poder dos filmes para o ajudar a ver a verdade acerca dos outros e de si mesmo. Inspirado na paixão de infância pelo cinema, e nas relações familiares que o levaram a encontrar o seu caminho, Os Fabelmans é o filme mais pessoal e intimista de Steven Spielberg.

    Trailer do Filme

    Qual é o elenco de Os Fabelmans de Steven Spielberg?

    Este novo filme de Steven Spielberg conta com um elenco de luxo, fica a conhecer:

    • Gabriel LaBelle

    • Michelle Williams

    • Paul Dano

    • Seth Rogen

    • Jeannie Berlin

    • Julia Butters

    • Robin Barlett

    • Keeley Karsten

    • David Lynch

     

    “Os Fabelmans”, de Steven Spieblberg estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas portugueses.

    Simão Raposo
    Simão Raposo
    Licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Apaixonado por Cinema, com gostos que vão desde o King Kong até ao Apocalipse Now. Fã de literatura e autor da página de Instagram @inestante

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados