Há uns anos a Academia anunciou um Óscar do Público, mas antes que métodos de escolha e votação fossem revelados, uma crítica generalizada por parte da indústria colocou fim à existência desta nova estatueta.

Publicidade

Mas e se existisse um Óscar do Público, que filmes teriam sido nomeados e proclamados vencedores?

Para este exercício criativo, estabeleci alguns parâmetros para a escolha dos hipotéticos nomeados e vencedores.

Em primeiro lugar, estabeleci a linha no ano do mais unânime ‘primeiro blockbuster’: “Jaws – O Tubarão”, de Steven Spielberg.

No verão de 1975, o filme arrecadou 260 milhões $ nos cinemas norte-americanos e 471 milhões $ a nível mundial. Uma exorbitância para a época e um muito bom resultado para a atualidade. Em termos de comparação, no ano anterior, “Balbúrdia no Oeste”, o filme mais visto de 1974, não chegou aos 120M$.

Em segundo lugar, tomei por base as regras de atribuição do César do Público (categoria extinta em 2020 pela Academia Francesa). Assim, os nomeados foram escolhidos a partir dos cinco filmes mais vistos do ano nos cinemas norte-americanos, de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro.

Em terceiro lugar, para os casos em que um filme faz parte do top 5 dos mais vistos em dois anos diferentes (o ano de estreia e o ano seguinte), a nomeação recai no top 5 do ano de estreia, sendo que no ano seguinte, a nomeação é cedida ao filme seguinte no box-office, o 6º lugar. Este é o caso por exemplo de filmes como “Avatar”, que foi o 5º filme mais visto de 2009 mesmo estando em exibição apenas 15 dias desse ano, e em 2010 foi o filme mais visto do ano.

Por outro lado, quando um filme não entra no top 5 do ano de estreia mas apenas no do ano seguinte, a nomeação claramente recai no ano seguinte. Isto acontece geralmente com filmes que estreiam no final do ano, como “Titanic”, filme mais visto de 1998, após ter estreado em Dezembro de 1997, mas sem conseguir chegar ao top 5 de 1997.

Em quarto lugar, claramente, à semelhança do processo de votação do César do Público, os Óscares escolheriam o vencedor do Óscar do Público a partir da votação do seu corpo de votantes, tal como acontece para todas as outras categorias. No entanto, na impossibilidade de o fazer neste exercício criativo, selecionei o vencedor a partir da classificação no IMDb, um site que agrega centenas de milhares de votos dos espectadores e que reflete uma opinião do público em geral.

Ver também: Os vencedores de um hipotético Óscar por Coordenação de Duplos…

Por fim, neste artigo, os filmes estão dispostos por ordem do primeiro ao quinto lugar do box-office norte-americano de cada ano, de acordo com os dados dos sites BoxOfficeMojo e The Numbers, sendo que o vencedor encontra-se destacado por bold/italic. Seguem-se então os nomeados e vencedores de um hipotético Óscar do Público.

1975

Jaws
O Tubarão
8,0

One Flew Over the Cuckoo’s Nest
Voando Sobre um Ninho de Cucos
8,7

Shampoo
6,4

Dog Day Afternoon
Um Dia de Cão
8,0

The Return of the Pink Panther
O Regresso da Pantera Cor-de-Rosa
7,1

1976

Rocky
8,1

A Star is Born
Nasce uma Estrela
6,2

King Kong
5,9

Silver Streak
O Expresso de Chicago
6,9

All the President’s Men
Os Homens do Presidente
7,9

1977

Star Wars: Episode IV – A New Hope
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança
8,6

Smokey and the Bandit
Os Bons e os Maus
7,0

The Goodbye Girl
Não Há Dois Sem Três
7,4

A Bridge Too Far
Uma Ponte Longe Demais
7,4

The Deep
O Abismo
6,2

1978

Grease
Brilhantina
7,2

National Lampoon’s Animal House
A República dos Cucos
7,5

Close Encounters of the Third Kind
Encontros Imediatos do 3º Grau
7,6

Every Which Way but Loose
Um Indomável Rebelde
6,4

Heaven Can Wait
O Céu Pode Esperar
6,9

1979

Superman
Superman – O Filme
7,3

The Amityville Horror
Amityville – A Mansão do Diabo
6,3

Rocky II
7,3

Star Trek
O Caminho das Estrelas
6,4

Alien
Alien – O 8º Passageiro
8,4

Ver também: Afinal quantas realizadoras poderiam ter sido nomeadas aos Óscares?