O Cinema Passos Manuel inicia a série de ciclos Passos No Escuro, dedicados ao cinema de culto no dia 30 de Outubro.

A partir desta data, todas as quartas-feiras vão ser dedicadas a Passos no Escuro! Cada sessão pretende mostrar filmes cujo legado se mantém dentro da cultura pop, ao mesmo tempo que se dá uma segunda vida a títulos que merecem ser descobertos. A sua primeira edição conta com a exibição do primeiro de 4 filmes do mestre do terror, Dario Argento, em pleno Halloween.

Publicidade

José Santiago, co-autor dos podcasts Spinoff e Filmes do Ano, membro da Rádio Universidade de Coimbra, colaborador do magazine Arte-Factos e do Cinema Pla’net,  é o curador deste novo ciclo.

“A nostalgia é uma coisa muito bonita, dá ótimas t-shirts e canecas de trazer pelo escritório, mas quantas vezes já pegaram em filmes com 20/30 anos de fama e deram por vocês a pensar porque raio são tão acarinhados? A explicação pode não precisar de uma palestra de 2 horas, resumindo-se apenas duas palavras – experiência coletiva.”

José Santiago acrescenta que a maioria dos filmes foram pensados para serem vistos em conjunto, onde cada riso ou susto é contagiante e intensifica a experiência. O potencial de convívio é muitas vezes subvalorizado, e Passos no Escuro pretende resgatar esse aspecto.

Vê também: “Joker” – Atuação de Phoenix é soberba!

Dario Argento é um dos três grandes autores italianos do cinema de género. Um mestre do sub-género Giallo, deixou marcas estilísticas bem fortes também fora desse contexto, marcas que ainda hoje perduram nas obras de Nicolas Winding Refn e Wes Anderson. Já dentro do cinema de terror, é difícil não encontrar um autor que tenha sido influenciado, desde John Carpenter a Eli Roth, passando por James Wan e Ari Aster.

Fica com o programa do ciclo abaixo:

30 de Outubro – O Mistério da Casa Assombrada (Deep Red / Profondo Rosso) // 1975 // 127min.

Um pianista inglês a viver em Roma testemunha o brutal homicídio da sua vizinha, uma conhecida psíquica. Com a ajuda de uma jovem e persistente repórter, e usando métodos pouco convencionais, o par segue um rasto de pistas alucinantes e vê-se envolvido numa teia de demência, selvajaria e violência interminável.

6 de Novembro – Ténebre (Tenebrae) // 1982 // 101 min.

O mestre do terror italiano, Dario Argento, traz-nos um thriller incrivelmente orquestrado, inventivo e arrepiante sobre Peter Neal (Anthony Franciosa), um escritor de romances policiais americano que chega a Roma para promover o seu último livro, Tenebre. Mas uma bizarra sequência de chocantes homicídios ocorre logo após a sua chegada, estranhamente semelhantes aos crimes descritos no seu livro, e ele próprio torna-se objecto das mais horríveis ameaças. Embora a polícia esteja incrédula e confusa, Neal decide envolver-se na investigação com a ajuda do seu agente.

13 de Novembro – Phenomena // 1985 // 116 min.

Prepare-se para um dos mais originais filmes de Dario Argento, um épico insano de horror, sobrenatural e carnificina. A jovem Jennifer Corvino (Jennifer Connelly) é enviada para um colégio interno de raparigas na Suíça, onde faz duas surpreendentes descobertas: o seu poder telepático de comunicar com insetos e o rasto sangrento deixado por um assassino com uma lâmina.

20 de Novembro – Terror na Ópera (Opera) // 1987 // 107 min.

Uma variação do mito criado em O Fantasma da Ópera, trazido ao grande ecrã no estilo inconfundível de Dario Argento, de estética rebuscada, cenários barrocos e orgia de cores. Cristina Marsillach é Betty, uma jovem cantora de ópera, que vê a sua grande oportunidade quando substitui a vedeta da encenação de Macbeth, e se torna no objeto de adoração e perseguição de um psicopata.