Posto de Combate | Um bom motivo para voltar ao cinema

“Posto de Combate” pode parecer mais um filme de guerra, mas com certeza que para os apreciadores deste género, é um bom motivo para voltar às salas de cinema.

Cheio de tensão e com muita violência, “Posto de Combate” conta a história sobre a luta dos soldados americanos contra talibãs no Afeganistão.

Esta história é baseada em factos verídicos, adaptada do livro de Jake Tapper, The Outpost: An Untold Story of American Valor. O filme retrata a batalha de Kamdesh de uma maneira tão crua e sangrenta, mas acima de tudo realista.

Publicidade

Sobreviver é a palavra-chave para todos os dias. Este filme mostra desde o inicio que o posto de combate de Kamdesh é o pior local possível para se estar. Este posto de combate tinha sido colocado estrategicamente para facilitar as relações com a comunidade que ali habitava, mas essa confiança é rapidamente quebrada. Inimigos talibãs têm sempre uma perspectiva dominante da zona e pode haver tiroteios a qualquer momento.

Vê também: 12 melhores posters dos filmes em que Orlando Bloom participou

A primeira parte do filme consiste em acompanhar as rotinas destes soldados no posto de combate, rotinas essas que são frequentemente interrompidas com tiroteios. Os diálogos parecem sempre os mesmos e a maioria das caras também parecem iguais… Todos estes homens têm algo em comun: estão constantemente alerta para o próximo ataque.

As personagens que mais se destacam são Tenente Benjamin D. Keating (Orlando Bloom), Sargento Clint Romesha (Scott Eastwood), Especialista Ty Michael Carter (Caleb Landry Jones) e o Capitão Robert Yllescas (Milo Gibson). Cada um deles entrega uma performance sólida, mas Eastwood e Jones roubam as atenções todas sempre que entram em cena.

A segunda parte do filme é de uma acção e violência brutal, onde as balas e explosões dominam. Quando o posto de combate é atacado, este filme transforma-se num autêntico campo de guerra, com uma banda sonora intensa a acompanhar o cenário de desespero.

Em suma, “Posto de Combate” é um filme que presta homenagem a todos os que perderam a vida nesta luta em Kamdesh. Há um bom equilíbrio entre toda a violência da guerra e um sistema que sacrifica jovens por defeito, sem nunca esquecer que os piores problemas vêm quando estes soldados voltam para casa.

Rod Lurie é o realizador deste filme, com um argumento de Paul Tamasy e Eric Johnson, ambos vencedores de Óscar pelo filme The Fighter – Último Round (2011). 

“Posto de Combate” está disponível nos cinemas.