Nas histórias de crime americanas, é comum encontrarmos protagonistas em busca de redenção, procurando pôr fim definitivo às suas atividades.

Robert Redford poderá ser visto num filme destes. Mas, desta vez, a sua jornada será literal, em “The Old Man & the Gun”. Será, portanto, uma adaptação cinematográfica de um artigo não-fictício homónimo publicado em 2003 na revista americana The New Yorker. A mesma publica também críticas, ficção, ensaios e reportagens de investigação. O autor da mesma, o jornalista americano David Grann, é um escritor de sucesso, sendo responsável pela não-ficção The Lost City of Z: A Tale of Deadly Obsession in the Amazon, publicada em 2009.

O filme conta a história real do criminoso Forrest “Woody” Tucker (1920-2004) e da sua fuga audaciosa da Penitenciária Estadual de San Quentin, quando este tinha 70 anos. O mesmo foi um conhecido assaltante de bancos, tendo sido preso pela primeira vez com 15 anos. Foi responsável por 17 assaltos que, posteriormente, reverteram em 17 sentenças e 17 fugas.

Robert Redford
Sissy Spacek e Robert Redford em “The Old Man & the Gun”

Robert Redford, assim como o personagem que interpretou, encontra-se cansado da atividade que manteve durante toda a vida. O ator californiano pretende acabar com a carreira desta maneira. Com um personagem igualmente no fim, a cumprir “um último trabalho”. No próximo dia 18 de agosto, Redford completará 82 anos, 61 anos depois de começar a trabalhar. E, assim, Hollywood despede-se de uma das suas gemas.

Ver Também: Já foi lançado o trailer da nova temporada de “Ray Donovan”

Redford tornou-se um ícone eterno da História do Cinema, protagonizando, produzindo e realizado diversos projetos. Dentro da sua carreira extremamente querida pelos maiores fãs do cinema americano clássico, encontramos obras como “Dois Homens e Um Destino”, de 1969, “A Golpada”, de 1973, “Os Homens do Presidente”, de 1976, e “Gente Vulgar”, de 1980, o seu directorial debut. Em 2013, foi lançado “Quando Tudo Está Perdido”, um drama de sobrevivência que revelou que o talento do ator estava longe de desvanecer. Ademais, fundou ainda o Festival de Sundance em 1978.

Vê também: Primeira foto de Margot Robbie em “Once Upon a Time in Hollywood” é revelada

“The Old Man & and the Gun” chegará então às salas de cinema americanas no dia 28 de setembro e às portuguesas apenas no dia 18 de novembro. Porém, antes marcará presença no Festival Internacional de Toronto, que começará no dia 6 de setembro. Foi escrito e realizado pelo americano David Lowery (“Amor Fora da Lei”, “A História de um Fantasma”) e produzido pelo próprio Redford. Juntamente com este, poderemos ver similarmente Casey Affleck, Sissy SpacekElisabeth Moss, Danny Glover, Keith Carradine, entre outros.