CinemaCinema IndependenteDestaquesShort of The WeekShort Of The Week #27 – THE BLACK HOLE

Hoje o #Short Of The Week traz uma curta-metragem que prova como algo simples pode ser tremendamente eficaz. Falamos da comédia The Black Hole de Olly Williams e Philip Sansom.  Como fazer uma curta-metragem numa só localização, com um ator, e sem diálogos? The Black Hole mostra-nos como fazer isso tudo e muito mais com uma boa dose de criatividade e muito engenho. Ver também: #Short Of The Week #26 – Looms A história passa-se...
Pedro Caldeira Pedro CaldeiraFev 21, 20184 min

Hoje o #Short Of The Week traz uma curta-metragem que prova como algo simples pode ser tremendamente eficaz. Falamos da comédia The Black Hole de Olly Williams e Philip Sansom

Como fazer uma curta-metragem numa só localização, com um ator, e sem diálogos? The Black Hole mostra-nos como fazer isso tudo e muito mais com uma boa dose de criatividade e muito engenho.

Ver também: #Short Of The Week #26 – Looms

A história passa-se num escritório onde um homem trabalha sozinho. Logo na entrada da curta o som (que é vital nesta curta) pinta a situação do protagonista como desoladora. De repente a impressora funciona mal e imprime uma folha de papel com um buraco negro. E a partir desta premissa, com uma edição de timing exemplar, várias situações se desenrolam até um final que cai que nem uma luva.

A partir de um cenário que muitos de nós conhecemos e com o qual nos identificamos, somos introduzidos numa espécie de fantasia que nos questiona a cada passo do protagonista e que nos faz rir com as diversas situações. Porém, ao mesmo tempo, faz também pensar sobre como o ser humano é facilmente levado pela ganância.

The Black Hole é ainda hoje em dia estudada por praticamente todos os cineastas do ramo das curtas-metragens, onde se mostra em como as limitações de uma produção podem por vezes se tornar na sua maior força.

Pedro Caldeira

Pedro Caldeira

Se bem que formado em Informática, sempre teve grande interesse por todas as artes, tendo criado diversos projectos musicais e fundado a produtora audiovisual Tripé. Participa com brio e paixão em qualquer função para qualquer produção cinematográfica que seja preciso. É especializado em Montagem, detendo o curso de Pós-Produção Video da Restart.