Cinema Destaques

Trailer recente de “Força Ralph: Ralph vs Internet” cria polémica racial

  • Agosto 20, 2018
  • 2 min read

A controvérsia está relacionada com o visual da Princesa Tiana de “A Princesa e o Sapo“. Vários críticos têm apontado que a personagem está com um visual diferente o que, segundo eles, não representa adequadamente as mulheres negras.

O trailer mais recente de “Força Ralph: Ralph vs Internet” mostra várias princesas da Disney todas juntas numa sala. Entre elas está a Princesa Tiana de “A Princesa e o Sapo” que foi a primeira princesa negra a aparecer num filme de animação da empresa.

Força Ralph

No entanto, o seu visual tem dado que falar e não pelas melhores razões. As maiores críticas prendem-se com a cor da sua pele, bem como o seu cabelo que nesta versão aparece solto e encaracolado. Do primeiro trailer para o segundo, para muitos, o visual de Tiana tem causado confusão a muitos críticos.

Força Ralph

Vê também: Adaptação televisiva da banda desenhada dos Watchmen finalmente acontecerá

Um tweet afirma a importância que a princesa teve para as raparigas negras. Sublinha, igualmente, que o facto de lhe terem dado características “eurocêntricas” a transformou numa mulher de “raça ambígua”.

Um outro tweet mostrou um desenho com uma versão de Tiana que o utilizador considera estar mais de acordo com a descrição de uma rapariga negra. No desenho podemos observar a princesa com uma touca no cabelo.

Uma outra artista criou uma longa thread que, segundo ela, explica o porquê de o cabelo de um negro ser algo “complicado, político, e não é algo que uma thread no Twitter consiga explicar.”

Apesar da polémica, o filme continua a gerar atenção positiva para os amantes do primeiro filme. “Força Ralph: Ralph vs Internet” chegará aos cinemas portugueses no dia 20 de novembro.

About Author

Sara Sampaio

Natural do Porto. Formada em Ciências da Comunicação e apaixonada por escrita e fotografia. Começou a colaborar para o Cinema Pla'net em 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *