Cinema Críticas de Cinema Destaques

Um Amigo Extraordinário | Uma grande história de amizade e empatia

  • Abril 28, 2020
  • 4 min read

“Um Amigo Extraordinário” é um filme baseado na história verídica sobre amizade entre Fred Rogers e o jornalista Tom Junod.

Basta uma pessoa para inspirar um mundo com bondade“.

A frase da Sony Pictures descreve na perfeição este filme, com Tom Hanks, curiosamente num papel secundário. Mas facilmente se confunde como sendo ele o ator principal, devido à todas as  atenções que rouba quando entra em cena.

a beautiful day in the neighborhood 2

Um Amigo Extraordinário , com realização de Marielle Heller (“Memórias de uma Falsificadora Literária”), conta-nos a história de Lloyd Vogel (interpretado por Matthew Rhys) e de como conheceu Mr. Rogers. Lloyd, vagamente baseado no jornalista Tom Junod, é enviado para entrevistar Fred Rogers. No entanto, Lloyd não entende a prespectiva de vida de Rogers, tão calmo e carinhoso com toda a gente.

Ver também: Memórias De Uma Falsificadora Literária | McCarthy como nunca vimos
Hanks, no papel de Rogers, é um fit perfeito… Ele tem dificuldades em acreditar que a amabilidade de Rogers é real e que ele é realmente assim – talvez por Lloyd ter alguns problemas familiares. O pai de Lloyd, Jerry (aqui interpretado por Chris Copper), abandonou-o mal a mãe faleceu. Isto é uma cicatriz que Lloyd leva para a vida toda. Lloyd é casado com Andrea (Susan Kelechi Watson), uma esposa que enfrenta agora o desafio da maternidade, aparentemente com pouca ou nenhuma ajuda da parte de Lloyd.

a beautiful day in the neighborhood

Tecnicamente, este filme não é nenhum filme biográfico sobre Rogers, visto que ele é a personagem secundária. Apenas temos breves cenas do seu programa “Mister Rogers’ Neighborhood“, ficando muito da sua vida por explorar. O objetivo do filme (que por vezes até nos esquecemos) é explorar a relação pai e filho entre Lloyd e Jerry e do crescimento de Lloyd como pessoa e como pai… Graças a Rogers.

Ver também: Judy | Zellweger brilha na pele de uma personagem da Fábrica Hollywood

a beautiful day in the neighborhood

Hanks, no papel de Rogers, é um fit perfeito. O verdadeiro Fred Rogers tinha uma tranquilidade única, que Hanks conseguiu transmitir muito bem durante a maior parte do filme. Foi uma transformação muito grande para Hanks, que até o próprio tom de voz mudou. Excluindo a cena das marionetes, onde Hanks mostra um Rogers demasiado infantil, acho que qualquer pessoa que tenha acompanhado o programa consiga novamente ver o apresentador neste filme.

a beautiful day in the neighborhood 3

A cena do metro é genial e, surpreendentemente, aconteceu mesmo. Rogers foi a Nova Iorque e chovia imenso. Como não tinha guarda-chuva e não conseguiu encontrar um táxi, foi para a estação e apanhou um metro. Era já final do dia, consequentemente, várias crianças que vinham da escola para casa, estavam no metro aquela hora.

Um Amigo Extraordinário tenta inspirar as pessoas a serem o melhor que conseguirem…

Nenhuma criança se aproximou de Rogers ou pediu-lhe um autógrafo. A única coisa que fizeram foi cantar a música do programa dele, “Won’t you be my neighbor?”, todas em coro. É uma cena bastante comovente no filme, que nos mostra a bondade de Rogers a passar do ecrã para a vida das pessoas.

Mas também tem a sua lição de aceitação e perdão. Fred Rogers foi uma inspiração e filmes destes trazem de volta um pouco da sua sabedoria, de como todos nós precisamos de certas lições em certos momentos da vida…

beautifuldayintheneighborhood 2

Um Amigo Extraordinário foi nomeado para um Óscar, na categoria de Melhor Ator Secundário. Esta é a sexta nomeação de Hanks, sendo que a última foi em 2001. Hanks já ganhou dois Oscares (Forrest Gump e Filadélfia).

“Um Amigo Extraordinário” chega muito em breve aos videoclubes. “Memórias de uma Falsificadora Literária” encontra-se nos Canais TVCine.

About Author

Sara Resende

Aluna de doutoramento, guilty pleasure são séries de comédia e anime, com um gosto especial por super-heróis e fantasia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *