A HBO divulgou finalmente a data precisa em que “Watchmen” estreará na plataforma de streaming, depois de ter dado a entender vagamente que o primeiro dos 10 episódios estaria disponível em outubro.

Agora, está oficialmente confirmado o dia 20 de outubro para a estreia da série que tem por base a icónica novela gráfica co-criada por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons e publicada pela DC Comics.

Apesar de Moore ter sempre deixado claro não gostar de adaptações do seu trabalho, “Watchmen” já foi adaptado a filme pelo realizador Zack Snyder, em 2009, que mais tarde foi o arquiteto dos primeiros passos do Universo Expandido da DC. A série da HBO, ao invés de adaptar a novela gráfica original, vai explorar o que se passa depois dos eventos da mesma e tem versões mais antigas de cada um dos personagens chave intervenientes.

Originalmente publicada como minissérie de 12 edições, começou em 1986 e rapidamente se tornou uma das mais aclamadas histórias do género. A história original centra-se num homicídio misterioso que vem a revelar-se parte de uma conspiração à escala mundial que, em última instância, questiona onde se encontra a linha que se separa heróis de vilões.

Vê também: Trent Reznor e Atticus Ross serão os compositores de “Watchmen”, da HBO

“Watchmen” é a a adaptação da HBO passada num cenário e história alternativos, onde os super heróis são tratados como foras-da-lei. A minissérie, produção executiva de Damon Lindelof de “The Leftovers” e “Perdidos”, promete abraçar o espírito de nostalgia da original novela gráfica ao mesmo tempo que tenta inovar em alguns aspetos.

O elenco da tão aguardada série inclui Jean Smart (como Agent Blake), Jeremy Irons (Adrian Veidt/Ozymandias), Don Johnson, Regina King, Tim Blake Nelson, Louis Gossett Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Adelaide Clemens, Andrew Howard,Tom Mison, Frances Fisher, Jacob Ming-Trent, Sara Vickers, Dylan Schombing, Lily Rose Smith e Adelynn Spoon.

A maioria dos papéis dos atores ainda não foi anunciada, o que tem trazido uma acrescida aura de mistério à série. Um primeiro olhar foi revelado durante o Verão na Comic Con de San Diego, Califórnia, e mostrou alguns pormenores acerca das vidas dos vigilantes benevolentes que entram em ação nas sombras de uma sociedade que muito se aproxima das tão em voga distopias.

Lindelof é o criador, argumentista, supervisor e produtor executivo da série, com Tom Spezialy, Stephen Williams e Joseph Iberti também na produção executiva. Nicole Kassell tem a seu cargo a realização, mas igualmente co-produção executiva. A produção está a cargo da empresa de Lindelof White Rabbit em conjunto com a Warner Bros. Television.