Há muitos fatores a serem considerados na escolha de atores para produções cinematográficas, a fim de expandir a escolha dos artistas mais adequados para determinados papéis. Isso não foi diferente no caso dos papéis principais de Harry Potter.

Publicidade

Ver também: Stan Lee gostaria de fundir Marvel com Harry Potter

Por exemplo, hoje conseguirias imaginar o Harry Potter sem ser o Daniel Radcliffe, ou mesmo uma Hermione sem ser Emma Watson?

E se os papéis principais de Harry Potter tivessem sido interpretados por outros atores?

1. Liam Aiken — Harry Potter

Não fosse uma exigência de JK Rowling de que o elenco teria que ser todo britânico, teríamos tido a interpretar o papel de Harry Potter Liam Aiken. Por isso, e graças à exigência da autora, tivemos Daniel Radcliffe nesse papel.

De acordo com a reportagem do Guardian, a autora chegou a telefonar para Chris Columbus, o produtor responsável pela adaptação, para verificar se Aiken não tinha sido selecionado. Em tese, o foco era garantir que o filme fosse fiel ao livro, ou seja, britânico. Com todo este sucesso, acreditamos que tenha sido uma ótima escolha.

2. Ian McKellen — Alvo Dumbledore

Ian McKellen, famoso pelo seu trabalho em O Senhor dos Anéis e O Código Da Vinci, chegou a receber o convite para interpretar o papel do famoso bruxo após morte do primeiro interprete, Richard Harris, em 2002. O ator britânico rejeitou esta oportunidade com motivos muito razoáveis.

Harris chegou a dizer que ele, embora fosse tecnicamente brilhante, não possuía paixão. Ian respondeu: “Eu não podia assumir o papel de um ator que não me aprovava”. Provavelmente Ian também teria sido um Dumbledore genial, mas, no fim de contas, o papel acabou por ser interpretado por Michael Gambon.

3. Henry Cavill — Cedric Diggory

Antes de se tornar o famoso Super-Homem, Henry Cavill acabou por perder dois papéis importantes para Robert Pattinson. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, ele chegou a fazer a audição para interpretar Cedric Diggory e, em Crepúsculo, foi tentar a sua sorte para dar vida ao protagonista Edward. No entanto, os dois papéis foram atribuídos a Robert Pattinson, embora em Crepúsculo Henry tenha sido a primeira escolha.

4. Robin Williams — Rúbeo Hagrid

J.K. insistiu que atores americanos criassem a história do bruxo mais famoso do filme. Os britânicos pressionaram a produção até que os atores finais fossem inteiramente ingleses. Portanto, além de Liam Aiken, Robin Williams foi rejeitado para interpretar a icónica personagem Rubio Hagrid. Nesse sendo, tem acabou por ser escolhido para o papel foi Robbie Coltrane. Vocês gostariam de ter visto Robbin Williams neste papel?

5. Jamie Campbell Bower — Tom Riddle (Lord Voldemort na juventude)

Existe grande probabilidade de o ator Jamie Campbelll Bower adorar interpretar papéis em sagas de flmes. O ator, além de participar em Crepúsculo, participou também em Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos e, é claro, na franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam, na qual interpretou o jovem Grindewald.

Porém, o que muitos não sabem, é que antes desse papel, ele fez um casting para viver a versão jovem de Tom Riddle (Lord Voldemort) no quinto filme da série Harry Potter. Chegou, inclusive, a sair na revista Vogue Teen, embora não tenha passado e o papel tenha ficado para Frank Dillane.

6. Hatty Jones — Hermione Granger

No que diz respeito ao papel de Hermione Granger, duas atrizes foram cogitadas para interpretar esse papel: Hatty Jones, a estrela do filme Madeline, e Emma Watson, até então uma artista desconhecida. Emma Watson acabou por ser escolhida pela diretora do elenco porque ela acreditava que a atriz conseguiria dar um ar “chato” que era necessário a Hermione, mas que depois seria capaz de fazer as pessoas se “apaixonarem” por ela.

“Estávamos todos ‘Oh, meu Deus, nasce uma estrela'”, contou em entrevista. Hoje, é difícil imaginar outra atriz a interpretar Hermione, não acham? E pelos vistos, Janet estava certa!

7. Eddie Redmayne — Outra versão de Tom Riddle (Lord Voldemort ainda na juventude)

Para além de Jamie Campbell Bower, Eddie Redmayne também tentou ficar com o papel da versão jovem do Lord Voldemort, Tom Riddle, no cinema. Como no caso de Jamie, Eddie não só não conseguiu o papel como também passado algum tempo foi chamado para participar na franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam, vivendo o protagonista Newt Scamander.

Numa entrevista, Eddie revelou que mesmo que não tenha sido chamado para participar em algum papel na saga, ele sempre manteve a esperança de que um dia o iam chamar para ser um membro da família Weasley, que infelizmente acabou por não acontecer.

Felizmente, Eddie está a participar no Universo criado por J.K. Rowling e a fazer um ótimo trabalho. Christian Coulson foi quem interpretou Tom Riddle em Harry Potter e a Câmara Secreta.

8. Jason Isaacs — Gilderoy Lockhart

Jason Isaacs, o famoso Lúcio Malfoy, inicialmente foi fazer um casting para interpretar o bruxo Gilderoy Lockhart. No entanto, os produtores acharam que ele ficaria muito melhor a interpretar o pai do antagonista Draco Malfoy. Como na altura Jason já estava escolhido para interpretar o Capitão Gancho de Peter Pan, ele acabou por recusar porque não queria ficar ligado a dois vilões infantis.

Na a altura, a família dele interveio e convenceu-o a interpretar o bruxo de cabelos longos e loiros. “No fim de semana, toda a gente que eu conhecia ligou-me:  sobrinhas, sobrinhos, afilhados e depois os pais”, contou. “Todos eles tentaram-me persuadir a aceitar o trabalho, não porque se importassem comigo, mas porque queriam visitar o set! Então aceitei e graças a Deus que o fiz!” completou.

10. Tom Felton — Rony Weasley e Harry Potter

Contado ninguém acredita, mas Tom Felton, antes de se tornar o famoso Draco Malfoy, fez um casting para interpretar Rony Weasley e também Harry Potter. Segundo ele, apesar de não ter conseguido conquistar os papéis, nunca houve nenhuma espécie de ciúme ou rivalidade nos bastidores dos filmes. Pelo contrário, ele era muito grato por fazer do elenco: “E ainda mais grato por interpretar Draco”, disse.

Para muita gente, a escolha dos papéis principais do Harry Potter foi realmente excelente. Na tua opinião, de acordo com a lista acima, farias alguma alteração? Na minha opinião, eu não faria, mas gostava muito de ter visto Robin Wiliams a interpretar o papel de Rúbeo Hagrid e Kate Winslet a fazer o papel de Helena Ravenclaw. Acho que são um ator e uma atriz que cabem em qualquer filme e que com certeza entregariam tudo nesta saga.