Apesar da controvérsia gerada por 13 Reasons Why a série foi renovada para uma nova temporada, que promete continuar a ter a morte de Hanna Baker no centro da história.
Após muita especulação sobre uma possível segunda temporada de uma das séries de maior destaque de 2017, esta foi confirmada ontem pela produção na sua conta do Twitter e por Selena Gomez na sua conta do Instagram, onde publicou o primeiro teaser trailer da nova temporada com a discrição “A história deles ainda não acabou. Segunda temporada de #13ReasonsWhy está a chegar”.
A série conta a história de Hanna Baker e as 13 razões que levaram ao seu suicídio. Estas foram gravadas por Hanna em 13 cassetes, sendo cada uma delas dirigida a uma das pessoas que contribuíram para a sua decisão de acabar com a própria vida. Aborda, assim, temas como o suicídio, mas também, o bullying e a violação na adolescência.
A primeira temporada estreou-se a 31 de Março e foi um êxito de audiências e uma das séries mais tweetada de 2017. No entanto, a série criou uma grande polémica e foi alvo de criticas por parte de autoridades e organizações de saúde, por se considerar que romantizava o suicídio e que poderia influenciar os jovens mais susceptíveis a comete-lo. Isto levou a Netflix não só a colocar novos avisos em cada episódio, avisando que estes podiam ferir susceptibilidades, mas também, a criar um programa especial para que fossem discutidas as temáticas da série, nomeadamente a prevenção do suicídio.
Com uma segunda temporada, 13 Reasons Why, irá ultrapassar o livro de Jay Asher no qual é inspirada. O autor mostrou-se feliz por ver a história que criou continuar noutro meio.
“Pode explorar-se mais aquele mundo noutro meio e o livro continuará a poder ser ele próprio”– afirmou à Entertainment Weekly.
Este admitiu ainda que gostava de ver uma continuação para todas aquelas personagens, dizendo que ele próprio pensou em escrever uma sequela na altura, mas que como decidiu não escrevê-la, adorava que esta continuasse na televisão.
A nova temporada promete retomar onde a primeira nos deixou, iniciando a complexa viagem das personagens rumo à recuperação depois da morte de Hanna. Brian Yorkey, o novo responsável pelo projeto, afirmou à Hollywood Reporter que:
“a história de Hannah ainda está inacabada. Ela é parte integrante de qualquer que seja o próximo capítulo da história e está bem no centro dela”