O Disney Channel acompanhou e acompanha várias gerações. Através de décadas a emissora produziu vários filmes e séries originais, todas voltadas para um público infantojuvenil e muitas dessas séries cresceram connosco. Algumas continuam a ser exibidas até aos dia de hoje como Gravity Falls e Phineas e Ferb. Outras, recentemente, voltaram a ser exibidas no canal como a série Jessie protagonizada por Debby Ryan.

Publicidade

Por isso hoje, em tom de nostalgia decidi relembrar:

10 séries originais do Disney Channel que marcaram nossa infância/adolescência

1. Boa Sorte, Charlie (2010-2014)

Uma das mais acarinhadas sitcoms que a emissora já teve. Boa Sorte, Charlie! contava as peripécias dos Duncan assim que o mais recente membro da família, Charlie, nascia. Os episódios são contados do ponto de vista de sua irmã mais velha, Teddy Duncan, que fazia blogs com uma câmara de filmar, desejando boa-sorte à sua nova irmãzinha por viver numa família tão singular.

A série teve quatro temporadas e recebeu um filme em 2011 (Boa Sorte Charlie! É Natal), exibido no próprio Disney Channel. Foi uma das sitcoms mais elogiadas devido ao elenco de atores e à história, que ia evoluindo conforme a jovem Charlie Duncan envelhecia. Além disso, foi a série que realmente revelou o talento de Bridgit Mendler ao mundo.

2. Os Feiticeiros de Waverly Place (2007-2012)

Muito antes de alcançar o sucesso musical, Selena Gomez estreou-se numa sitcom no canal, que logo tomou grandes proporções. Na história, víamos a vida de uma família de feiticeiros que morava em Waverly Place, Manhattan, em que Alex Russo precisava de lidar com os seus irmãos ao mesmo tempo que lidava com a sua escola normal.

A série rendeu um filme em 2009 (Os Feiticeiros de Waverly Place: Férias nas Caraíbas) e um episódio especial de encerramento, tornando-se numa das séries originais do Disney Channel mais populares. A série apresentou vários talentos ao mundo além de Gomez, como David Henrie e Jake T. Austin, que teve uma participação especial em Hannah Montana e Zack & Cody: Todos a Bordo.

3. Gravity Falls (2012)

Por mais que as séries em live-action sempre tenham sido o foco do Disney Channel, as animações também tiveram um papel importante, batendo de frente com algumas produções de emissoras rivais, como o Cartoon Network e a Nickelodeon. Um exemplo disso foi Gravity Falls, que à primeira vista parecia ser fofa e divertida, no entanto, encobria mistérios obscuros e assustadores.

Na história, os irmãos gémeos Dipper e Mabel vão para uma cidade misteriosa passar as suas férias de verão. Aos poucos, eles vão percebendo que Gravity Falls não é nada do que parece ser. Assim, os dois precisam lidar com eventos macabros e até mesmo um demónio que parece comandar a todos na cidade.

Acho que esta série tornar-se-ia numa excelente live-action.

4. Kim Possible (2002-2007)

Quem nunca sonhou quando era criança ter uma vida dupla? Ser uma criança normal e depois ser um agente secreto? Era disso que tratava a série Kim Possible. A série de animação durou quatro temporadas, além de ter recebido alguns filmes animados, incluindo uma participação especial na série animada de Lilo & Stitch, que era exibida na época.

Mesmo após seu fim, Kim Possible manteve-se como uma das séries originais da Disney Channel mais populares. Costuma ser constantemente repetida na programação do canal. Em 2019 foi lançado um filme em live-action baseado na animação.

5. Zack & Cody: Todos a Bordo (2008-2011)

Após o encerramento Hotel, Doce Hotel: As Aventuras de Zack e Cody, que falarei de seguida, a Disney não queria perder já os irmãos Dylan e Cole Sprouse, por isso, decidiu fazer outra série com eles: Zack & Cody: Todos a Bordo. Nesta série vemos as aventuras da dupla num navio, o SS Tipton. Aqui, além de irem para a escola, eles precisaram ganhar responsabilidades e trabalhar.

Algumas das personagens principais da série original voltaram para a sequência, como London Tipton, que nos fazia dar aquela bela gargalhada, ou o Marion Moseby, que estava sempre irritado por causa dos dois irmãos e que deixou de ser gerente do hotel para se tornar gerente do navio. Além disso, tivemos também a estreia de Debby Ryan na Disney, no papel de Bailey Pickett.

6. Hotel, Doce Hotel: As Aventuras de Zack e Cody (2005-2008)

Muito antes de embarcarem num cruzeiro, Zack e Cody aprontaram tudo o que havia para aprontar no hotel. Esta era a história básica de Hotel, Doce Hotel: As Aventuras de Zack e Cody. Nesta série original da Disney Channel acompanhamos os dois gémeos no Hotel Tipton tentando escapar da vigília do segurança Marion Moseby e fazendo vários amigos.

7. Hanna Montana (2006-2011)

A série girava em torno de Miley Stewart, uma menina com uma “vida dupla” que precisava de se disfarçar para que ninguém soubesse que ela era uma grande diva pop.

Nesta série acompanhávamos a vida de Miley enquanto ela vivia em Malibu, mas também víamos o lado dos seus amigos e familiares, incluindo a sua melhor amiga Lilly Truscott. A série foi um fenómeno do canal e rendeu um filme que chegou a ir aos cinemas em 2009 (Hanna Montana: O Filme), para não falar das músicas, que fizeram bastante sucesso.

8. Lizzie McGuire (2001-2004)

Muito antes de Miley Cyrus, Selena Gomez e Demi Lovato, o grande talento revelado pela Disney foi Hillary Duff, que até tentou engrenar numa carreira musical mas acabou por fracassar por causa de outros grandes nomes da época. Independentemente do sucesso da atriz, Lizzie McGuire merece estar entre as melhores séries originais do Disney Channel.

Aqui, acompanhávamos os dramas diários de Lizzie no seu colégio, lidando com as crushs da adolescência, as notas e os amigos. O divertido era acompanhar a versão animada da protagonista, que aparecia como uma espécie de “voz da consciência”, mostrando o que ela devia ou não fazer nos momentos adequados.

9. As Visões de Raven (2003-2007)

A série mostrava a atrapalhada e divertida Raven Baxter, uma menina aparentemente normal que casualmente tinha a capacidade de ver o futuro.

O problema é que ela interpretava as suas visões de uma forma bastante exagerada e sempre que ela tentava fazer com que as visões não se tornassem realidade, Raven acabava sempre por se meter em alguma alhada. A série fez tanto sucesso que rendeu até alguns spin-offs, como Cory na Casa Branca (focado no irmão mais novo de Raven) e, mais recentemente, A Raven Voltou.

10. Phineas e Ferb (2007)

Em primeiro lugar, esta é a série mais duradoura e mais popular que o Disney Channel teve em toda a sua história. A animação Phineas e Ferb tem uma história simples: ao longo dos dois meses de férias, os meio-irmãos Phineas Flynn e Ferb Fletcher precisam de criar invenções para passar o tédio, não esquecendo também que temos um ornitorrinco que é agente secreto.

Cheia de bom-humor, energia e canções memoráveis, a série conseguiu a expandir o seu território de forma que o que eram apenas dois meses se tornaram num verão que parecia nunca mais acabar. Aos poucos, a série chegou a ter participações especiais com outras propriedades da Marvel, como os Vingadores e até mesmo Star Wars. A série é transmitida até aos dias de hoje.

Destas 10 sugestões recordadas, quais são as vossas séries originais do Disney Channel preferidas? Para mim é difícil escolher uma porque eu gostava de todas tirando, As Visões de Raven e Lizzy McGuire que nunca vi. Mas se tivesse que escolher uma, escolhia Phineas e Ferb por vários motivos. Desde o genérico inicial até às letras das músicas que ficam na cabeça, não esquecendo que foram eles que nos ensinaram que a ponta do atacador se chama agulheta.

Será que deviam de existir mais séries originais do Disney Channel?

Na minha opinião, acho que o Disney Channel precisa de voltar a fazer séries deste género ou até mesmo voltar a repetir alguma que tenha passado neste período da infância/adolescência como estão a fazer com Jessie , porque sinceramente as séries que passam hoje em dia no canal já não dão o mesmo entusiasmo para ver como as desta lista. Não sei se é por causa de que os que eram adolescentes e crianças naquela altura agora são adultos e já não acham graça a este género de séries ou simplesmente porque o tempo passou e o que as crianças/adolescentes gostam de ver agora já não é o mesmo que nós víamos no passado. Só sei que o Disney Channel devia voltara transmitir algumas séries do passado, eu pelo menos ficaria muito contente por isso.

Para finalizar, vou fazer 4 menções honrosas a séries que do Disney Channel que eu vi recentemente que gostei bastante e que aconselho ver para quem gosta deste género de séries:

Séries recentes e originais do Disney Channel

Acampamento Kikiwaka 

A Irmã do Meio

K.C Agente Secreta

Sidney e Max

Espero que tenham gostado e que vos tenha feito relembrar um bocado da vossa infância/adolescência.