A Oeste Nada de Novo um retrato cruel, duro e realista sobre a guerra

A Oeste nada de novo vai ganhar o Oscar 2023

A Oeste Nada de Novo é a mais recente adaptação cinematográfica da obra de Edward Berger sobre os horrores da Primeira Guerra Mundial. O filme arrecadou o prêmio BAFTA como Melhor Filme Internacional.

 

Qual é a sinopse do filme?

O filme retrata a Primeira Guerra Mundial pela perspetiva germânica. Paul Bäume é um jovem que é recrutado pelo exército alemão para se juntar à guerra na fronte oeste. Paul e os seus amigos, Müller, Kropp, Tjaden estão entusiasmados em serem os heróis da guerra.

É um retrato cruel, duro, e realista sobre os horrores da guerra. Desde o som de explosões que imprimem medo tremendo nos novatos, às batalhas sangrentas em terras de ninguém. A vida nas trincheiras é bem retratada. Os bunkers construídos e reconstruídos em madeira, sempre que há algum bombardeamento, os soldados a retirarem água das trincheiras com os capacetes, para não correrem o risco de morrerem afogados.

O armistício de novembro é também ilustrado. Os generais germânicos querem pôr fim à guerra que estão a perder sem olhar para os custos penosos que os Aliados lhes impuseram.

Felix Kammerer interpreta Paul e é, notoriamente, a estrela maior do elenco germânico. Interpreta perfeitamente o entusiasmo de um jovem que só quer sentir-se útil à pátria e que rapidamente aprende que a guerra não tem nada de útil a não ser servir os tais caprichos de quem governa. Vemos as várias fases de um soldado em guerra: a euforia, o medo do primeiro contacto, o terror da morte, a alegria da esperança e, por fim, o rosto morto de quem já não espera viver depois da guerra.

É mais uma aposta da Netflix em filmes que concorrem ao Oscar de melhor filme, uma aposta que já começou há alguns anos e não parece abrandar tão cedo.

Ver também:

Tailer de A Oeste Nada de Novo

Vê aqui o trailer de “A Oeste Nada de Novo”.

Qual é o elenco do filme?

Felix Kammerer – Paul Bäumer

Albrecht Schuch – Katczinsky

Aaron Hilmer – Albert Kropp

Moritz Klaus – Franz Müller

Adrian Grünewald – Ludwig Behm

Edin Hasanovic – Tjaden Stackfleet

Daniel Brühl – Matthias Erzberger (vê a interpretação de Daniel Brühl como Baron Zemo na Marvel)

Thibault de Montalembert – General Ferdinand Foch

Devid Striesow – General Friedrichs

Sebastian Hülk – Major Von Brixdorf

De onde é baseado o filme A Oeste Nada de Novo?

Im Westen nichts Neues (em português, A Oeste Nada de Novo), é uma adaptação de Edward Berger à obra literária com o mesmo nome.

É também a segunda adaptação do livro para o cinema, tendo inclusivamente vencido o Oscar de melhor filme em 1930, na altura pelo filme realizado por Lewis Milestone.

O filme é uma excelente adaptação da obra original, escrita por Erich Maria Remarque, um veterano da primeira guerra mundial que escreveu várias obras acerca do que viveu entre 1914 e 1918.

Onde se desenrola a história do filme?

A história do filme passa-se na Alemanha e na França. As trincheiras para onde vai o protagonista da história situam-se perto da fronteira dos dois países e o nome da obra advém dos sucessivos avanços e recuos que aquela frente de guerra teve naquele período. Ao todo, em cerca de quatro anos, disputou-se meia dúzia de metros de território.

A Oeste Nada de Novo é mais um filme que retrata a Primeira Guerra Mundial, mas fá-lo de uma maneira original. É emocionante vermos as várias fases de Paul na guerra, e Edward Berger, com a sua cinematografia, causa arrepios nos vários cenários das trincheiras.

Subscreve a nossa Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo o que se passa no mundo do cinema e televisão.

Informações:

Duração do Filme:2H28 minutos
Gênero: Ação | Drama | Guerra
Realizador : Edward Berger
Data da Estreia:Estreou em 2022

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Tags :
Partilhar:
Publicações Relacionadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *