More

    Avatar: O Caminho da Água, sabe tudo sobre o novo filme de James Cameron

    Avatar: O Caminho da Água, leva-nos para um mundo distante, com uma beleza inacreditável, com seres vivos maravilhosos e com as mais incríveis cores, envolvendo-nos ao ponto quereremos conhecer ao vivo esta realidade fantástica.

    Avatar: O Caminho da Água, a mestria de James Cameron continua a surpreender

    Mantendo os fiéis seguidores (e não só) entusiasmados com a sequela que nos apresentou no passado dia 15 de Dezembro, ao fim de 13 anos do seu primeiro filme. Em 2009, o Avatar ter-se-ia tornado um fenómeno mundial, pela sua novidade nos efeitos especiais, nomeadamente o 3D que permitiu ao mundo parar para ver o Avatar no cinema. Ao fim de mais de uma década, muita coisa mudou, no entanto as plataformas de streaming não são ainda capazes de criar o ambiente necessário para a experiência que Avatar: O Caminho da Água nos proporciona no cinema e como tal tem vindo a mover massas para assistir ao filme no grande ecrã.

    O convencional 2D não desilude na exibição

    Ainda que este seja um filme idealmente para ser visionado em 3D ou 4D, o convencional 2D não desilude, pois vive também da experiência auditiva ao nível dos sons ambiente ou mesmo da banda sonora que envolve as cenas de forma brilhante. Quanto à imagem, a qualidade dos efeitos especiais, das cores vibrantes, dos seres imaginários mas que se tornam tão reais, faz-nos compreender a necessidade do tempo de espera entre filmes a que fomos sujeitos.

    As opiniões têm-se divergido especialmente ao nível do enredo e à duração do filme, quanto ao enredo poderia apontar como uma fragilidade e compreende-se o desagrado de algumas pessoas, no entanto o retorno do Coronel Miles Quaritch parece perfeitamente justificado e não apresenta erros de timeline flagrantes. Poderíamos perfeitamente focar-nos apenas na vingança desnecessária do Quaritch, contudo torna-se mais relevante dirigir o foco para o desenvolvimento da comunidade Omaticaya e do crescimento da família do Jake Sully e Neytiri bem como a consequente necessidade de se adaptar aos costumes da nova tribo que os abriga no momento da fuga.

    avatar caminho da agua

    O filme de um modo sucinto retoma o final do filme anterior e rapidamente faz um update dos acontecimentos mais importantes até ao momento da ação principal, ação esta que essencialmente se foca na vingança do Coronel pelo Jake e pela sua família. Isto leva-os a abandonar a tribo e a reinstalar-se numa nova tribo com características diferentes pela sua adaptação ao meio, neste caso aquático.

    Ver também: 5 prendas perfeitas para ofereceres a um Cinéfilo em 2023

    Os processos de integração na comunidade, da adolescência, a degradação da natureza e a ligação intrínseca destes seres com o meio, a necessidade urgente de preservar o planeta e o respeito pelo mesmo e a ganância humana, são temáticas que surgem frequentemente ao longo do filme que vive de uma intensidade constante, pondo o observador a viver cada minuto das 3 ‘curtas’ horas que passam sem dar conta.

    Qual o elenco de Avatar 2?

    Outro dos pontos a assinalar, é de facto a qualidade do acting do conjunto maravilhoso de atores que se juntam neste filme, nos papéis principais:

    • Sam Worthington (Jake Sully)
    • Zoe Saldana (Neytiri)
    • Sigourney Weaver (Kiri)
    • Stephen Lang (Coronel Quaritch)
    • Kate Winslet (Ronal)

    Para enunciar os principais mas o grande destaque vai para a Zoe Saldana e Sigourney Weaver, que têm uma participação irrepreensível.

    Zoe mostra-nos o seu lado materno, de ternura e sentido de família, mas também um lado selvagem e instintivo do que é proteger a família. Por outro lado, Sigourney apresenta-se no corpo de uma jovem de 14 anos, Kiri, que é filha da Dr. Grace (personagem da atriz no primeiro filme), portanto na verdade a atriz interpreta o papel de uma adolescente com menos 60 anos do que a própria.

    Se notamos esta diferença? Nem um bocadinho, e é a isto que se chama uma boa atriz que tendo também já tido 14 anos consegue transpor a fisicalidade e as atitudes necessárias para que a personagem funcione.

    Quando estreia Avatar 3?

    Para já, está anunciado o terceiro filme para 2024 e que ao que tudo indica dar-nos-á a conhecer mais uma tribo Avatar, e as informações que têm circulado afirmam que o filme já foi gravado para evitar o fenómeno “Stranger Things”, segundo Cameron. Ainda se preveem pelo menos mais 2 filmes, o quarto para 2026 e o quinto para 2028.

    Ver também: Óscar 2023 vai para? O que já se sabe

    Qual o trailer oficial de Avatar: Caminho da Água?

    No final, a apreciação é bastante positiva, mantendo o interesse para os seguintes filmes pois fica em aberto o que poderá acontecer aos nossos amigos azuis e esperando que a qualidade desta saga se mantenha e continue a fazer história como tem feito até ao presente.

    Inês Coimbra
    Inês Coimbra
    Inês Coimbra é Mestre em Ensino em Dança (2022) e licenciada em Dança (2019) pela Escola Superior de Dança, de Lisboa. Iniciou o percurso na dança aos 6 anos, com Dança Clássica, e em 2010 ingressou no Curso Vocacional da escola da Companhia de Dança de Almada, Ca.DA Escola, o qual concluiu em 2018. No âmbito da licenciatura, ingressou no programa Erasmus+ na University of Chichester; [participou no projeto "Compota à solta" (2018); e no projeto "A Filha do Tambor-Mor", no Teatro São Luiz (2019).] Iniciou o percurso profissional em 2019-2020, com estágio da Companhia de Dança de Almada 2021-2022. Atualmente, leciona Técnica de Dança Contemporânea e Expressão Criativa na Ca.DA Escola. Paralelamente, o seu interesse atravessa as várias áreas artísticas, tendo concluído o Ensino Secundário em Artes Visuais, dedica-se à edição e montagem de vídeo e à vídeos de opinião e reviews de filmes e séries.

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados

    Avatar: O Caminho da Água, leva-nos para um mundo distante, com uma beleza inacreditável, com seres vivos maravilhosos e com as mais incríveis cores, envolvendo-nos ao ponto quereremos conhecer ao vivo esta realidade fantástica. Avatar: O Caminho da Água, a mestria de James Cameron continua...Avatar: O Caminho da Água, sabe tudo sobre o novo filme de James Cameron