Denis Villeneuve continua a adicionar atores respeitados e talentosos ao cada vez mais amplo elenco do seu remake de “Duna”. Desta vez, trata-se de Charlotte Rampling, a veterana e lendária atriz britânica cuja carreira abrange quarenta anos de filmes.

Rampling interpretará então o papel de Madre Superiora Gaius Helenius Mohiam no épico de ficção científica que já conta com as confirmações de atores como Timothee Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista e Stellan Skarsgard.

Vê também: Dave Bautista junta-se a Timothée Chalamet no remake de “Duna”

Charlotte Rampling foi nomeada para o Óscar de melhor atriz pelo seu trabalho no filme “45 Anos” e tem surgido em vários filmes britânicos e franceses, mas também integrou o elenco de “A Agente Vermelha” em 2018 e esteve nomeada para um Globo de Ouro pelo seu trabalho na mini-série britânica “London Spy”.

Adaptado da obra de Frank Herbert, o “Duna” de Villeneuve será muito possivelmente mais uma grande produção e segue de perto os passos da adaptação que David Lynch fez do livro em 1984 e que o próprio tanto despreza.

Duna
“Duna”, de David Lynch

A revista The Hollywood Reporter avançou a notícia de que Rampling interpretará o papel de Madre Superiora Gaius Helenius Mohiam, conselheira do Imperador e líder espiritual das Bene Gesserit.

Muitos recordarão a cena em que esta personagem, interpretada pela atriz Sian Phillips, no filme de Lynch, submete Paul Atreides ao teste mais duro das Bene Gesserit, colocando-lhe a mão numa caixa que conteria aquilo que a Madre quisesse simular com a mente.

“Duna” passa-se num futuro distante numa sociedade interstelar feudal em que diversas casas nobres, cada uma com o seu planeta, e conta a história de Paul Atreides, cuja família aceita governar os destinos do planeta deserto Arrakis em nome do Imperador.

Inesquecível pela sua cobiçada especiaria de cor laranja, a mais valiosa substância do universo, Arrakis acaba por ser ao mesmo tempo um planeta perigoso. É esse o cenário de uma história repleta de questões políticas, ecologia, tecnologia e profecias que em tudo recordam mais o passado ou presente que o futuro.

Duna

No elenco já confirmado, encontram-se Timothee Chalamet, que será Paul Atreides, Stellan Skarsgard, que será o vilão Barão Harkonnen, Rebecca Fergunson, que será Lady Jessica (mãe de Paul), bem como Dave Bautista, que será Rabban, o sobrinho de Harkonnen.

Vê também: Stellan Skarsgård será o antagonista no remake de “Duna”

Relembra-se, contudo, que a lista de personagens de “Duna” é imensa e que se poderá aguardar muitas mais novidades à medida que os nomes de outros atores preencherão os espaços em branco.

Denis Villeneuve planeia fazer uma obra de duas partes baseada apenas no primeiro livro da saga, o que talvez o tenha inspirado simultaneamente a ambicionar fazer algo próximo da saga da “Guerra das Estrelas”.

Com argumento escrito por Villeneuve, Eric Roth e Jon Spaihts, as filmagens terão previsivelmente início na primavera na cidade de Budapeste e na Jordânia. A produção estará então a cargo de Villeneuve, Mary Parent e Cale Boyter.