“Mindhunter” segue dois agentes do FBI, Holden Ford e Bill Tench nos anos 70. Estes começam a desenvolver técnicas de psicologia criminal enquanto caçam assassinos, na tentativa de conseguirem antecipar as suas acções.
A série é baseada no livro “Mindhunter” de John E. Douglas, onde este antigo agente do FBI conta a sua experiência na Unidade de Ciências Comportamentais do FBI e a criação do Programa de Profiling Criminal. Este programa envolvia realizar entrevistas a famosos assassinos em série (expressão que nos anos 70 ainda não existia) e violadores, como por exemplo Charles Manson e o “Boston Strangler”.
A sinopse de “Mindhunter” pode assemelhar-se à famosa série “Mentes Criminosas”, no entanto, isso não é verdade. A série é muito mais atmosférica e tem um ritmo muito mais calmo (mas não menos entusiasmante). O criador Joe Penhall e a sua equipa de escritores e realizadores (incluindo o realizador David Fincher) contruíram um caso convincente, que irá satisfazer a curiosidade de muitos.
Para além de seguir a ciência comportamental, a série não fica por aí. A carga emocional que um trabalho deste tipo tem nos agentes do FBI também é retratada, criando empatia com as personagens. Apesar de estas não serem perfeitas e, por vezes, terem atitudes egoístas, não nos impede de querer saber mais sobre elas e de querer continuar a segui-las.
Mergulhamos completamente na história logo no primeiro episódio e é difícil não fazer binge watch. Apesar de nos deixar pouco à vontade e de haver sempre aquele formigueiro na nossa nuca, a atmosfera arrepiante e as brilhantes performances de todo o elenco deixam-nos a desejar cada vez mais. Jonathan Groff, conhecido pelo seu trabalho em “Glee”, distancia-se completamente dessa personagem e torna-se quase irreconhecível. Depois desta temporada, não há quaisquer dúvidas sobre o seu talento. Holt McCallany, Anna Torv e Cameron Britton surpreendem também nos seus papéis.
Tanto a cinematografia como a banda sonora encaixam perfeitamente na história. Se gostas dos filmes de David Fincher ou se estás à procura de algo mais obscuro mas que te cative, “Mindhunter” é a série que tens de ver.