Roland Emmerich traz uma vaga de destruição em capitais como Londres e Singapura no spot televisivo transmitido no Super Bowl.
Em 1996 os humanos venceram a primeira invasão alienígena da história. Desde essa altura todas as invenções e desenvolvimentos tiveram por base a tecnologia extra-terrestre, de forma a estarmos preparados para uma nova invasão. Acontece que os extra-terrestres também tiveram 20 anos a preparar o seu regresso mortífero ao planeta Terra.
Realizado por Roland Emmerich e com o protagonista do original morto numa batalha (Will Smith só descobriu o que aconteceu à sua personagem quando o facto surgiu numa campanha de marketing viral – War of ’96 – um site que explica os acontecimentos entre “O Dia da Independência” e a sequela), surgem uma série de personagens novas relacionadas com o filme original. Jessie Usher interpreta o enteado de Will Smith, Liam Hemsworth interpreta o genro de Bill Pullman que está de volta ao papel de Presidente Thomas J. Whitmore.
Jeff Goldblum está de volta ao papel de David Levinson tal como Vivica A. Fox que volta a ser Jasmine Dubrow. Maika Monroe substitui Mae Whitman no papel de Patricia Whitmore, a filha do presidente, que no primeiro filme era uma criança. Whitman que continua a ser uma atriz bem sucedida não chegou a ser abordada pelo estúdio para entrar na sequela. Brent Spiner e Judd Hirsch também estão de regresso aos papéis de Dr. Brakish Okun e Julius Levinson, respetivamente.
Charlotte Gainsbourg, William Fichtner, Sela Ward, Joey King e Angelababy completam o elenco de “O Dia da Independência: Nova Ameaça” que estreia em Portugal a 23 de Junho.