More

    “Pôr do Sol” e “Mystic Falls” foram os temas principais do último dia de Comic Con Portugal

    Os criadores e protagonistas da série “Pôr do Sol” revelaram a grande novidade na Comic Con Portugal – a série acabou mas a história continua. Daniel Gillies foi o convidado internacional deste último dia de Comic Con Portugal. Para terminar em grande, a produção de cinema e televisão portugueses preencheu grande parte da programação dos dois auditórios principais.

    Pôr do Sol acabou mas a história vai continuar

    Desvendado o mistério de “Pôr do Sol”

    Três dias antes da Comic Con Portugal começar, os criadores de “Pôr do Sol” anunciaram a sua presença no evento com três novidades: um Testículo feito de tampões pela Joana Vasconcelos, um presente de Natal dos Jesus Quisto e um workshop de partir copos. Prometeram e cumpriram!

    Gabriela Barros (atriz) e Manuel Pureza (realizador e criador) - Painel Pôr do Sol
    Gabriela Barros (atriz) e Manuel Pureza (realizador e criador) – Painel Pôr do Sol | Fotografia: Mara Jorge

    Substituíram a instalação artística por um quadro do Testículo em crochê, mas nem por isso os fãs ficaram desiludidos! Neste painel contámos com a moderação de Rodrigo Gomes e com a presença dos atores Rodrigo Saraiva, Gabriela Barros e Sofia Sá de Bandeira. Os grandes protagonistas do painel foram efetivamente os criadores, Henrique Cardoso Dias, Manuel Pureza e Rui Melo, que partilharam com o público o processo de criação daquela que foi a série mais vista de sempre na RTP Play.

    Rui Melo foi claramente a estrela do momento, além das suas partilhas sobre as gravações e processo criativo, tivemos a oportunidade de ouvir o seu riso maléfico e de ouvir um monólogo improvisado, típico de Simão Bourbon de Linhaça. O workshop mais ansiado por todos efetivamente aconteceu: cinco fãs foram chamados a palco e, com as indicações de Rui, fizeram a sua melhor interpretação de vilão da herdade.

    O presente de Natal dos Jesus Quisto também apareceu no sapatinho dos fãs: a The Best of Playbacks Live Tour vai acontecer em 2023! Ainda não são conhecidas as datas mas Lisboa e Porto são apenas duas das cidades confirmadas até agora.

    Ao sairem de palco, os convidados deste painel avisaram os fãs para registarem o próximo momento. E eis que surge a maior surpresa da tarde: o Mistério do Colar de São Cajó está em andamento e terá a sua estreia no próximo ano! A multidão foi ao rubro e não podemos esperar por este filme!

    Portugueses na Indústria – José Pimentão e Pedro Carmo

    O dia começou em grande com dois atores lusitanos que estão brilhar no estrangeiro. Pedro Carmo vive em Nove Iorque há quase uma década e a sua carreira tem sido dividida entre peças da Broadway e participações em grandes séries, tais como The Blacklist, Jessica Jones ou Person of Interest. Durante este painel, o ator explicou como funciona a grande máquina da indústria americana e do privilégio de poder trabalhar com grandes lendas do cinema, como James Spader. Ainda sobre  The Blacklist, Pedro fez audições para todas as temporadas da série e apenas conseguiu o papel na 7ª temporada – o que prova, mais uma vez, que na carreira artística, só os persistentes resistem.

    Rui Tendinha Pedro Carmo Jose Pimentao
    Painel Q&A com Pedro Carmo e José Pimentão, com moderação de Rui Tendinha | Fotografia: Mara Jorge

    José Pimentão, embora bem conhecido da nossa praça pela sua participação em diferentes curtas-metragens, novelas e séries (tais como Filha da Lei ou Santiago), teve o seu primeiro grande papel internacional com a série 1899. O processo de casting para a Netflix foi simples – uma selftape, uma audição e uma conversa com os realizadores e em menos de um mês, estava a viajar para o local de gravações.

    Apesar da expectativa desta série estar bastante elevada (não fosse ela a mais recente obra dos criadores de Dark), José revela que não sentiu um peso acrescido por toda a promoção feita antes da estreia – ele e os restantes colegas sabiam que tinham feito um bom trabalho e só restava esperar que o público também concordasse.

    Cinema Português: A Bela América e Nação Valente

    Rui Tendinha moderou mais um painel português, desta vez com a presença do produtor António Ferreira e do realizador Carlos Conceição, para nos apresentarem os seus novos filmes – A Bela América e Nação Valente.

    Elenco e Realizadores dos filmes "Nação Valente" e "A Bela América"
    Elenco e Realizadores dos filmes “Nação Valente” e “A Bela América” | Fotografia: Mara Jorge

    A Bela América, protagonizada por São José Correia e Estevão Antunes, conta a história de um cozinheiro que se apaixona por uma candidata presidencial. Com vários toques de humor, este filme mostra-nos o quão diferente pode ser a vida dos que estão ao nosso redor. Além dos protagonistas, poderão contar com outros nomes de peso do cinema e televisão portugueses, como Custódia Gallego ou Carlos Areias.

    A guerra colonial é um tema recorrente no cinema português, mas Carlos Conceição tentou mostrar um lado diferente da nossa história. Existem vários easter eggs ao longo do trailer, e tanto João Arrais como Anabela Moreira (protagonistas) falaram do prazer que foi trabalhar neste projeto e do quanto se dedicaram a estas personagens.

    Ver também: “Reginald the Vampire” em destaque no primeiro dia da Comic Con Portugal

    10 Telefilmes Contado(s) por Mulheres (RTP)

    Contado por Mulheres é um projeto da RTP composto por 10 telefilmes, realizados por mulheres, que contam a adaptação de 10 obras de literatura lusófona. Com a disparidade entre realizadores e realizadores (tendência que existe em todos os países e que tem uma expressão acentuada em Portugal), este foi um desafio aceite pela RTP e pela Ukbar Filmes – levar a visão feminina destas histórias aos espectadores.

    Contado por Mulheres RTP - Soraia Tavares, Anabela Moreira, Fabiana Tavares e Pandora Cunha e Teles
    Soraia Tavares, Anabela Moreira, Fabiana Tavares e Pandora Cunha e Teles | Fotografia: Mara Jorge

    O painel contou com a presença da produtora Pandora da Cunha Telles; das realizadoras Sofia Teixeira Gomes, Fabiana Tavares, Anabela Moreira; dos atores Teresa Tavares, Igor Regalla, Soraia Tavares, Afonso Pimentel; e com a moderação de Catarina Furtado.

    Vizinhas (de Sofia Teixeira Gomes) foi o primeiro a ser transmitido na RTP no dia 16 de Novembro e, todas as quartas-feiras se seguiu um novo telefilme. A Traição do Padre Martinho (de Ana Cunha), Armários Vazios (de Cristina Carvalhal), Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito (de Daniela Ruah) e Quando o Diabo Reza (de Fabiana Tavares) estão também disponíveis na RTP Play.

    Ver também: Comic Con Portugal 2022 e as Novidades desta edição

    “Uma visita a Mystic Falls” com Daniel Gillies

    Painel Daniel Gillies
    Daniel Gillies, ator de The Vampire Diaries e The Originals | Fotografia: Verónica Louro

    Daniel Gillies foi o convidado internacional do dia, ou não fosse ele um dos vampiros mais famosos da nossa geração. Com o papel Elijah Mikaelson, Gillies entra em The Vampire Diaries em 2010 como uma personagem secundária, sem qualquer noção da repercussão que Elijah (juntamente com o irmão Klaus, interpretado por Joseph Morgan) iria ter junto do fãs da série. O impacto foi tanto que o spin-off sobre esta família – The Originals – acabou por ter cinco temporadas.

    Desde então, o ator tem entrado noutras séries, como Saving Hope (que foi gravada ao mesmo tempo de The Originals) e Virgin River. Os fãs fizeram várias perguntas sobre a sua relação com o cast de The Vampire Diaries, se era Team Damon ou Team Stefan (ao que ele não quis responder para criar polémica) ou se já tinha provado pasteis de nata. Ser vampiro não foi o papel que mais o entusiasmou e o ator admitiu que, tendo agora alguma estabilidade financeira, quer prosseguir a carreira a fazer filmes independentes e a escrever as suas próprias histórias. Dos seus mais recentes trabalhos, Gillies destacou o projeto “Coming Home in the Dark“, que considera um dos melhores thrillers que já viu e sente um grande orgulho em ter participado no mesmo.

    Ver também: De Alan Tudyk à RTP Lab: o segundo dia de Comic Con Portugal

    E assim chegou ao fim mais uma Comic Com Portugal. Foram quatro dias recheados de experiências incríveis, boas conversas, muitos lançamentos e principalmente, diversão. Começa a contagem decrescente para a edição de 2023!

    Como foi a tua experiência na Comic Con Portugal 2022? Conta-nos tudo nos comentários e nas nossas redes sociais

    Mara Jorge
    Mara Jorge
    Nerd desde 1990. Nos intervalos entre a ver séries e ler Stephen King, trabalho em Marketing numa empresa de Tecnologia.

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados