“The Sisters Brothers”, “Beautiful Boy”, “Loro”, “Shoplifters”, “Peterloo” e “Vox Lux” serão alguns dos filmes presentes no Lisbon & Sintra Film Festival.
Com um júri composto por Walter Salles (realizador de “Central do Brasil” que festeja os seus 20 anos), os pianistas Martha Argerich e Stephen Kovacevich, o escritor e realizador Jonathan Litell, bem como a cantora compositora e atriz Chrysta Bell (“Twin Peaks”) e o artista Jorge Queiroz, a 12ª edição do LEFFEST tomará lugar, como no ano passado, em Sintra e Lisboa.
Esta edição tem retrospetivas dedicadas a João Botelho (cujo “Peregrinação” representa Portugal nos Óscares este ano), Mike Leigh (que estreará “Peterloo” no festival), Paul Schrader (argumentista de “Taxi Driver” e aclamado este ano pela realização de “No Coração da Escuridão”), Mario Martone (da nova vaga de realizadores de Nápoles) e Darezhan Omirbayev (vencedor do Un Certain Regard por “Tueur à Gages”). Todos eles estarão presentes no festival.
O principal destaque vai, no entanto, para a cabeça de cartaz David Lynch com duas exposições inéditas e ainda a exibição de alguns dos seus trabalhos, todos eles com a presença de amigos de longa data do realizador e possivelmente com a presença do próprio (Lynch diz que é provável vir a Portugal, embora ainda não consiga confirmar).
A seleção oficial, que ainda não está completa, já tem confirmados em competição:
- “A Portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes ;
- “Asako I e II”, de Ryusuke Hamaguchi ;
- “L’empire de la perfection”, de Julien Faraut ;
- “L’homme fidèle”, de Louis Garrel ;
- “In My Room”, de Ulrich Köhler ;
- “Long Day’s Journey Into Night”, de Gan Bi ;
- “Ozen”, de Emir Baigazin ;
- “Sedução da Carne”, de Júlio Bressane ;
- “Transit”, de Christian Petzold ;
- “Vox Lux”, de Brady Corbet.
Fora de competição, mas ainda a faltar anunciar dois projetos, estão presentes grandes filmes da presente temporada de festivais:
- “The Sisters Brothers”, de Jacques Audiard ;
- “Beautiful Boy”, de Felix Van Groeningen ;
- “Capharnaum”, de Nadine Labaki ;
- “High Life”, de Claire Denis ;
- “Las Herederas”, de Marcelo Martinessi ;
- “Loro 1” & “Loro 2”, de Paolo Sorrentino ;
- “Double vies”, de Olivier Assayas ;
- “Season of the Devil”, de Lav Diaz ;
- “Shoplifters”, de Hirokazu Kore-eda ;
- “The Wild Pear Tree”, de Nuri Bilge Ceylan ;
- “Touch Me Not”, de Adina Pintilie.
As sessões especiais contam ainda com: o filme acontecimento “La Flor”, de 15 horas de duração dividas em três partes, da autoria de Mariano Llinás e que será exibido unicamente nas salas de cinema ; “Caminhos Magnéticos”, a nova experiência de Edgar Pêra ; “Ainda Tenho um Sonho ou Dois – A História dos Pop Dell’Arte”, de Nuno Galopim e Nuno Duarte ; “Works in Progress”, de Mathieu Amalric ; “Piazzola, los años del tiburón”, de Daniel Rosenfeld.
Os ciclos deste ano são “Neoliberalismo – a semente do populismo e dos novos fascismos?” e “O Desejado chamado ‘Utopia'”, com convidados a anunciar. Ocorrerá ainda o espectáculo “Dub Love – O Desafio da Gravidade e do Etéreo” de Cecilia Bengolea e François Chaignaud, com participação do DJ High Elements.
A 12ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival decorrerá entre 16 e 25 de Novembro, em espaços como o Cinema Medeia Monumental, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional de Queluz, Teatro Nacional D. Maria II, MUSA e Espaço Nimas. Mais filmes e convidados serão anunciados brevemente.