A nova série de Veena Sud (conhecida por criar “The Killing”), Seven Seconds, é um estudo poderoso sobre o racismo estrutural e a desconfiança nos EUA.
Em Seven Seconds, a questão fulcral não é quem matou o jovem afro-americano Brenton Butler, mas sim se os seus assassinos serão descobertos e levados à justiça. Tudo começa quando Pete Jablonski, um polícia caucasiano, acidentalmente atropela Brenton Butler enquanto falava ao telemóvel. Em pânico, Jablonski tenta esconder o crime com a ajuda dos seus colegas e do seu chefe de departamento.
Brenton Butler é descoberto horas depois, mas acaba por não resistir aos ferimentos sofridos. A partir daí, acompanhamos a mãe da vítima a tentar descobrir o que aconteceu ao seu filho. Ao mesmo tempo, assistimos a uma crescente tensão racial naquela cidade.
Os elementos raciais e políticos presentes em Seven Seconds não podiam ser mais relevantes nos dias que correm. E Veena Sud não teve medo de abordar as questões difíceis. Desde as falhas no sistema judicial à crueldade da indústria médica, a série não tem medo de apontar o dedo a nada nem ninguém.
Vê também: “Mark Felt – O Homem que Derrubou a Casa Branca” – Liam Neeson contra o poder
O elenco é liderado pela atriz Regina King, que interpreta a mãe da vítima. A atriz é fenomenal e rouba a atenção em todas as cenas em que está presente. É fácil perceber o porquê de Regina King já ter conquistado tantos prémios e nomeações. Os restantes atores do elenco, apesar de menos famosos, também fazem um trabalho fenomenal e não deixam nada a desejar.
No entanto, a série peca por arrancar de forma lenta e pouco cativante. Apesar de na segunda metade da temporada haver imensa tensão, a primeira metade não é tão fascinante por se focar em dar a conhecer as imensas personagens. Apesar de ser algo necessário, falta mais qualquer coisa para prender o espectador ao ecrã logo no início.
Por outro lado, o final fica um pouco aquém das expectativas já que não há um desfecho propriamente dito para a história. Veena Sud queria mostrar que na vida real a vida continua apesar das injustiças. Tendo em conta que cada temporada da série terá uma nova história, esperava-se algum tipo de adeus às personagens.
Em suma, Seven Seconds está muito bem executada, com um elenco talentoso e uma direção sábia. A série merece a tua atenção se estás à procura de algo que te emocione e que te faça pensar sobre o mundo real.