Wolfwalkers | Os segredos de um coração de lobo

Neste mês de Dezembro chega à Apple TV+ o mais recente filme do estúdio de animação independente Cartoon Saloon, “Wolfwalkers”.

Depois do sucesso de “Song of the Sea” e “The Secret of Kells”, chega-nos “Wolfwalkers” uma história sobre família, amizade, dever e como devemos abraçar o lado selvagem.

Publicidade

Wolfwalkers

Robyn (Honor Kneafsey) e o seu pai (Sean Bean) chegam à Irlanda para terminar com a última alcateia de lobos, numa altura em que a Natureza e Magia são vistos como algo demoníaco e que têm que ser extinguidos ou controlados. Porém algo leva Robyn a encontrar Mebh (Eva Whittaker) uma rapariga que tem uma ligação muito especial com os lobos e uma amizade não convencional nasce.

“Wolfwalkers” é sem dúvida a cereja no topo do bolo nesta trilogia de filmes da Cartoon Saloon. A arte e animação atingiram um novo nível que nos transporta para a magia da floresta, da Natureza, e faz-nos sentir que ela nunca nos abandonou, que fazemos parte dela.

Ver também: Let’s Talk #79 – Tomm Moore e Ross Stewart sobre “Wolfwalkers”

O tema central do filme é a família e a amizade, os laços que criamos com quem aparece nas nossas vidas e nos transforma (neste caso…literalmente!). Retrata o sentimento de pertença, de fazermos parte de algo maior. A sua mensagem ambientalista não nos é desconhecida e esteve sempre presente nos seus filmes anteriores e que Ross Stewart e Tomm Moore não tentam forçar, simplesmente é a escolha mais natural (‘no pun intended’). Sempre que vejo histórias assim transporta-me logo para “O Senhor dos Anéis” onde a mensagem ambientalista esteve sempre presente mas nunca forçada.

A animação é simplesmente mágica (eu estou a tentar evitar trocadilhos mas está difícil!), entre os traços mais limpos para retratar os puritanos, aos desenhos quase em esboço para retratar a floresta e os que nela vivem (como me contou Tomm na nossa entrevista).

O elenco de vozes parece que foi escolhido a dedo com Eva Whittaker a estrear-se em grande destaque como a voz de Mebh. A atriz dá uma vida e personalidade ‘quirky’ (peculiar) muito engraçada e em que é quase impossível não gostar.

O cinema de animação e principalmente o de animação 2D está longe de ser algo ‘old school’ e ultrapassado. Está mais do que vivo e traz algo refrescante para a audiência que anseia por esta magia e conteúdo. Queremos muito mais de Cartoon Saloon e estamos todos em pulgas para ver a próxima fase deste estúdio.

“Wolfwalkers” está disponível desde 11 de Dezembro na Apple TV+. A novela gráfica inspirada pelo filme estará à venda a partir de 24 de Dezembro.