É altura de mais uma lista, cortesia da equipa do Cinema Pla’net. Desta vez o nosso foco recairá nos indivíduos mais desvairados do cinema, essas personagens que tanto nos têm cativado ao longo dos anos…
Várias personagens que não constam na nossa lista foram discutidas, mas optamos por incluir apenas aquelas que receberam um mínimo de três votos. Personagens como Frank Booth, Annie Wilkes, Tetsuo Shima ou Travis Bickle são algumas das nossas menções honrosas.
Vê também: Do pior para o melhor: Os filmes da saga Alien
A lista segue abaixo. Tenham presente que a listagem foi feita de forma livre, não havendo neste caso intenção de definir qualquer ordem qualitativa. A razão para este formato prende-se pelo facto do voto ter sido feito ‘por aprovação’ ao invés de um ranking.
Jack Torrance (The Shining)
Não dá para falar de loucura sem falar de Jack Nicholson. Em The Shining, o ator interpreta o vilão e protagonista, de seu nome Jack Torrance. Jack vai ficando cada vez mais instável ao longo do filme, até que cede às pressões das forças sobrenaturais do hotel onde reside, e tenta matar o seu filho, Danny.
Anton Chigurh (No Country for Old Men)
Chigurh, brilhantemente interpretado por Javier Bardem, é um hitman do mais frio que existe. Bardem consegue, com a sua rendição da personagem, criar um equilíbrio entre calculismo e psicopatia.
Bellatrix Lestrange (Universo Harry Potter)
Uma de duas entradas femininas na nossa lista, Bellatrix é o expoente máximo de sadismo no universo de Harry Potter. A bruxa das trevas interpretada por Helena Bonham Carter, que é talvez a mais fiel seguidora de Voldemort, passou toda a sua vida adulta como uma Devoradora da Morte.
Norman Bates (Psycho, etc…)
O legado que Norman Bates deixou no cinema e até na televisão fala por si. A versão da personagem que é realmente considerada icónica, é a de Anthony Perkins no filme Psycho, de 1960. Norman sofre de identidade dissociativa devido aos abusos que sofreu pela sua mãe, Norma.
Tommy DeVito (Goodfellas)
Interpretado por Joe Pesci, Tommy DeVito é um indivíduo autenticamente imprevisível. É o tipo de pessoa que ameaça um colega de morte apenas com o intuito de se divertir. É capaz de matar alguém só porque está cansado que os amigos ‘piquem’ com ele.
Hannibal Lecter (Silence of the Lambs, Red Dragon, etc…)
Hannibal Lecter é sinónimo de Anthony Hopkins, não há como o contornar. Hopkins pegou na personagem de Thomas Harris e tornou-a sua, dando um toque ainda mais doentio a Lecter, que tem como ponto central da sua caraterização o canibalismo.
Harley Quinn (Suicide Squad)
Um caso que mostra que é possível uma personagem destacar-se ancorada apenas pelo seu próprio carisma, mesmo que a narrativa do filme não ajude. Margot Robbie atirou-se de unhas e dentes a esta famosa personagem dos comics da DC, e interpretou-a com brilhantismo, fazendo jus à sua natureza caótica.
John Doe (Se7en)
Serial killers são pessoas doentes, isso é certo. Mas depois há John Doe, que leva as coisas a todo um novo patamar. O vilão, interpretado por Kevin Spacey, comete uma série de assassinatos doentios baseados nos sete pecados capitais.
Alex DeLarge (A Clockwork Orange)
Alex DeLarge é um sociopata com tendências violentas, interpretado por Malcolm McDowell. Nem os mais sórdidos crimes estão fora do campo de ação de Alex, que age a seu bel prazer. O próprio demonstra saber que as suas ações são moralmente incorretas, o que torna as coisas ainda mais preocupantes.
Joker (The Dark Knight, Batman, etc…)
Nada que não se adivinhasse, eterno antagonista do Batman, tem de fazer parte da nossa lista. Um personagem que tem tanto de louco como de misterioso, Joker tem espalhado o caos por vários meios de entretenimento. No cinema, as interpretações de Jack Nicholson e Heath Ledger foram as mais marcantes.