Numa realidade alternativa Robert DeNiro, Jennifer Lopez, Adam Sandler e Eddie Murphy teriam sido nomeados. Descobre quem mais ficou de fora e quem entrou de surpresa.
Ler também: Finalmente chegaram as nomeações aos Óscares!
#1 – Quem poderia ter sido o 10º nomeado a Melhor Filme? Os principais candidatos eram “Dois Papas”, “A Despedida”, “Bombshell – O Escândalo” e “Knives Out – Todos São Suspeitos”.
#2 – E se houvesse 5 realizadoras nomeadas? Greta Gerwig, por “Mulherzinhas” ; Olivia Wilde, por “Booksmart: Inteligentes e Rebeldes” ; Céline Sciamma, por “Retrato de uma Rapariga em Chamas” ; Lulu Wang, por “A Despedida” ; Marielle Heller, por “Um Amigo Extraordinário”.
#3 – Antonio Banderas conseguiu a sua primeira nomeação aos Óscares! Por sua vez, Taron Egerton acabado de ganhar o Globo de Melhor Ator por “Rocketman” não foi nomeado, tal como James Franco por “Um Desastre de Artista” em 2018. De fora ficaram também Adam Sandler (“Diamante Bruto”), Eddie Murphy (“Chamem-me Dolemite”), Robert De Niro (“O Irlandês”) e Christian Bale (“Le Mans ’66: O Duelo”), nomeado em 2019 por “Vice”.
#4 – Awkwafina (“A Despedida”) e Lupita Nyong’o (“Nós”) não conseguiram nomeações. Enquanto Scarlett Johansson está duplamente nomeada (Atriz Principal por “Marriage Story” e Atriz Secundária por “Jojo Rabbit”) depois de a Academia ter passado ao lado dos seus desempenhos em “Lost in Translation”, “Rapariga com Brinco de Pérola”, “Uma Canção de Amor” e “Match Point”, pelos quais foi nomeada aos Globos de Ouro.
#5 – Mais de 20 anos depois de não ter sido nomeada por “Selena” (1998) e “Romance Perigoso” (1999), Jennifer Lopez volta a ficar de fora por “Ousadas e Golpistas”. Na categoria de melhor atriz secundária também não conseguiram nomeações Annette Bening (“O Relatório”) e Nicole Kidman (“Bombshell”). Depois de uma nomeação aos Globos de Ouro por “O Caso de Richard Jewell”, Kathy Bates consegue repetir a nomeação nos Óscares, algo que muitos não esperavam.
#6 – “O Farol” foi nomeado a Melhor Fotografia, mas Willem Dafoe não conseguiu Melhor Ator Secundário depois de 2 nomeações consecutivas por “Florida Project” e “À Porta da Eternidade”.
#7 – Tal como “A Despedida”, “Diamante Bruto” e “Chamem-me Dolemite”, também “Tudo pela Justiça” ficou totalmente de fora das nomeações, não conseguindo sequer uma nomeação pelo desempenho secundário de Jamie Foxx.
#8 – Apesar de conseguir 6 nomeações aos Óscares, ao contrário de “Roma” (com nomeações para Yalitza Aparicio e Marina de Tavira) “Parasitas” não teve nenhum dos seus atores nomeados, sendo que Song Kang-ho (ator secundário), Jo Yeo-jeong e Lee Jeong-eun (atrizes secundárias) eram os principais candidatos. Também “1917” com 10 nomeações não viu George MacKay (ator principal) e Dean-Charles Chapman (ator secundário) serem nomeados.
#9 – Nas categorias de argumento original e adaptado não houve surpresas. Possíveis nomeados teriam sido para original – “Booksmart”, “Dor e Glória”, “Bombshell”, “A Despedida” e “Diamante Bruto” – e para adaptado – “Um Amigo Extraordinário”, “Tudo Pela Justiça”, “O Caso de Richard Jewell”, “Dark Waters – Verdade Envenenada” e “Os Órfãos de Brooklyn”.
#10 – “Jojo Rabbit” tem 6 nomeações, 2 delas para o realizador Taika Waititi (Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado), no entanto, o neo-zelandês não foi nomeado pela realização nem pelo seu desempenho secundário no papel do excêntrico amigo imaginário Adolf Hitler.
#11 – Nas categorias técnicas “Era Uma Vez em… Hollywood” não foi nomeado a Melhor Montagem. A destreza do falso plano único de “1917” também não foi reconhecida, à semelhança de “Birdman” (que mesmo assim acabou por vencer Melhor Filme).
#12 – Melhor Guarda-Roupa deixou de fora grandes apostas como “Rocketman”, “Chamem-me Dolemite” e “Downton Abbey”. As surpresas acabaram por ser “O Irlandês”, “Jojo Rabbit” e “Joker”.
#13 – “Maléfica: Mestre do Mal” pode agora auto proclamar-se Nomeado aos Óscares, ao conseguir entrar na categoria de Melhor Maquilhagem e Cabelos. Os grandes candidatos “Rocketman”, “Chamem-me Dolemite” e “Era Uma Vez em… Hollywood” ficaram de fora.
#14 – Na edição de 2010, “Avatar”, fresquinho de arrecadar mais de 2 mil milhões de dólares, conseguiu 9 nomeações. “Vingadores: Endgame”, que ultrapassou “Avatar” arrecadando 2,8 mil milhões de dólares teve apenas direito a uma nomeação por Melhores Efeitos Visuais, ficando mesmo de fora de categorias como Melhor Edição de Som, Melhor Mistura de Som, Melhor Montagem e Melhor Banda-Sonora Original.
#15 – Quem já tinha ficado de fora da shortlist de Melhores Efeitos Visuais era “Ad Astra”, que mesmo assim foi nomeado a Melhor Mistura de Som, categoria em que “Star Wars: A Ascensão de Skywalker” ficou de fora. “Rocketman” ficou de fora tanto de Melhor Edição de Som como Melhor Mistura de Som, ao contrário de “Bohemian Rhapsody” o ano passado.
#16 – Não houve surpresas em Melhor Banda-Sonora Original, mas Melhor Canção Original deixou de fora “Spirit” (de Beyoncé em “O Rei Leão”), “Glasgow” (de Mary Steenburgen em “Rosa Selvagem”) “Daily Battles” (de Thom Yorke em “Os Órfãos de Brooklyn”) e “A Glass of Soju” (de Bong Joon-ho em “Parasitas”, nomeação que poderia ter dado ao realizador o feito de 4 nomeações por um único filme). “I’m Standing with You” (“Um Ato de Fé”) e “I Can’t Let You Throw Yourself Away” (“Toy Story 4”) são as grandes surpresas nesta categoria.
#17 – Apesar de ter sido nomeado a Melhor Canção Original com “Into the Unknown”, “Frozen II: O Reino do Gelo” deixou muitos de boca aberta ao ficar de fora de Melhor Filme de Animação, fazendo lembrar a omissão de “O Filme Lego” em 2015. Ambos os filmes da Netflix – o francês “J’ai perdu mon corps” e o espanhol “Klaus” – foram nomeados.
#18 – Melhor Filme Internacional deixou de fora “Atlantics” (Senegal) e “Violeta” (Rússia), nos seus lugares “Honeyland” (Macedónia do Norte) e “Corpus Christi: A Redenção” (Polónia) conseguiram nomeações surpresa.
#19 – “Honeyland” volta a aparecer na categoria de Melhor Documentário, uma primeira vez na história da Academia. “The Cave” e “For Sama”, ambos sobre a Guerra na Síria, conseguiram nomeações. A grande surpresa é o documentário brasileiro de Petra Costa “Democracia em Vertigem”. De fora ficou o principal candidato “Apollo 11”, tal como no ano passado com “Won’t You Be My Neighbor?”.
#20 – Nas curtas-metragens Portugal não conseguiu a nomeação ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação por “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”. “Fire in Paradise” e “Depois do Furacão Maria” não foram nomeados a Curta-Metragem Documental. “Les petites mains”, vencedor do César, ficou de fora de Curta-Metragem de Ficção, “Nefta Football Club” é uma das surpresas nessa categoria.
A cerimónia dos Óscares decorre a 9 de Fevereiro com transmissão em Portugal na FOX e FOX Movies.