O cineasta iraniano Asghar Farhadi, realizador de ”A Separation” ou ”The Salesman”, marcará presença no FEST 2018.
A informação foi adiantada pela organização do festival, que terá lugar em Espinho de 18 a 25 de junho. Farhadi marcará presença no Training Ground, um programa paralelo ao festival que tem como objetivo educar, e alargar a visão de novos realizadores ainda a dar os primeiros passos na indústria.
O realizador, que também é argumentista, é já um nome com muita história no mundo do cinema internacional. Asghar Farhadi, de 46 anos, acumula desde 2001 mais de 30 filmes e séries de televisão sob a sua alçada. Com “About Elly”, lançado em 2009, para além de ter ganho diversos prémios, é nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro pela primeira vez. Óscar esse que veio a arrecadar em 2012, com “A Separation”. Quatro anos depois, em 2017, vence uma vez mais o prémio por ”The Salesman”.
Vê também: Han Solo: Uma História de Star Wars lança trailer com LEGO
Asghar Farhadi era um nome que a organização já andava a procurar trazer há algum tempo, e por fim consegue-o. A presença de Farhadi aconterá sensivelmente 2 meses após a estreia do seu mais recente filme, ”Todos lo saben”, com Penélope Cruz e Javier Bardem.
O cineasta irá dar uma masterclass em Espinho, mas não será o único. Estarão também presentes no Training Ground do festival nomes como:
- David Seidler (Argumentista – The King’s Speech; Onassis: The Richest Man in the World)
- Gabriella Cristiani (Editora – The Last Emperor; Last Tango in Paris)
- Stephen Warbeck (Compositor – Shakespeare in Love; Billy Elliot)
- Stephan Elliott (Realizador – The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert;Rio, I Love You)
- Roman Coppola (Produtor, realizador e argumentista – Moonrise Kingdom, The Darjeeling Limited)
- Francesca Jaynes (Coreógrafa – A.I. Artificial Intelligence;Gravity)
- Gareth Wiley (Produtor – Match Point;Vicky Cristina Barcelona).
O festival albergará igualmente uma série de outros eventos, competitivos e não competitivos. A presença de Farhadi aconterá sensivelmente 2 meses após a estreia do seu mais recente filme, ”Todos lo saben”, com Penélope Cruz e Javier Bardem.