O 70º Festival de Cannes já escolheu os seus vencedores. A maior honra foi para a Suécia, com “The Square” de Ruben Östlund a arrecadar a Palma de Ouro. Mas já no sábado uma das honras tinha sido portuguesa.
Vamos falar primeiro da conquista portuguesa. O filme de Pedro Pinho “Fábrica do Nada” venceu o Prémio FIPRESCI 2017. Esta é uma distinção dada pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica ao melhor dos filmes exibidos na secção paralela da Quinzena dos Realizadores. A acrescentar a este prémio, o filme português conseguiu as melhores votações dos críticos de toda a programação do festival, apenas superado pela série televisiva “Twin Peaks”. Excelentes notícias para o cinema português!
O prémio mais esperado do Festival de Cannes foi entregue pelo presidente do júri Pedro Almodóvar ao filme do sueco Ruben Östlund mas “You Were Never Really Here” de Lynn Ramsay arrecadou dois prémios, o de Melhor Argumento e o de Melhor Interpretação Masculina.
Mas ainda houve tempo para se fazer história no Festival. Sofia Coppola tornou-se a segunda mulher a receber o Prémio de Realização por “The Beguiled”, 56 anos depois de Yuliya Solntseva que venceu com o filme “Chronicle of Flaming Years” em 1961. Já Nicole Kidman foi homenageada com o Prémio de 70º Aniversario.
Consulta a lista completa de vencedores em baixo:
Palma de Ouro: “The Square” de Ruben Östlund
Grande Prémio de Júri: “120 Battements par Minutte” de Robin Campillo
Prémio de Realização: Sofia Coppola por “The Beguiled”
Prémio de Interpretação Masculino: Joaquin Phoenix em “You Never Really Here” de Lynne Ramsay
Prémio de Interpretação Feminina: Diane Krugger em “In the Fade” de Fatih Akin
Prémio Especial de Júri: “Loveless” de Andrey Zvyagintsev
Prémio de Argumento: “The Killing of a Sacred Deer” de Yorgos Lanthimos e “You Were Never Really Here” de Lynn Ramsay
Curta-metragem: “Une Nuit Douce” de Xiao Cheng Er Ye
Caméra d’Or: “Jeune Femme” de Léonor Serraille
Prémio de 70º Aniversario: Nicole Kidman