Date:

Share:

Encanto | Um filme com muita música e cor

Related Articles

Depois de um filme mais virado para ação e aventura, com Raya e o Último Dragão, os estúdios de animação da Disney regressam com um filme mais familiar.

É, ainda, o 60º filme de animação da Walt Disney Studios.

Na Colômbia existe uma família mágica. Os Madrigal são especiais graças ao poder místico de uma vela e de um sacrifício trágico. Agora, com os poderes únicos que cada membro da família tem, ajudam os habitantes da aldeia que os rodeia.

Desde superforça, a controlar o tempo, a prever o futuro, falar com animais e até mesmo fazer-se parecer com outra pessoa, esta família tem ainda a ajuda da “Casita”, a casa mágica e que tem vida.

A protagonista desta história, Mirabel, é a única da família a quem o poder da vela mágica não concedeu “dom”. Apesar disso, a jovem Mirabel está sempre pronta a ajudar, mesmo que, por vezes, a sua enorme vontade acabe por atrapalhar as coisas.

No dia de descobrir o “dom” de Antonio, primo de Mirabel, esta tem a sensação de que algo não está bem com a magia e com a “Casita”.

Mirabel parte em busca de respostas para o que se está a passar com a magia da “Casita” e também do porquê de não ter nenhum “dom”.

Um filme com muita música e cor

Após um filme com um tom mais sério e de aventura como foi Raya e o Último Dragão, a Disney regressa com os filmes animados com cor e música.

Voltaram os musicais e este, com ritmos muito latinos, faz qualquer espectador mexer-se na cadeira.

Lin Manuel Miranda (Vaiana) escreve as músicas com temas importantes e fraturantes como a pressão familiar e social, ansiedade e o perfeccionismo, bem como temas mais alegres e divertidos.

A coreografia é bem conhecida dos filmes animados da Disney, que inclui muitas personagens a participar nas canções e, neste filme em particular, tem a “Casita” como elemento cómico e rítmico.

Este filme conta com uma animação bem ao estilo das mais recentes produções dos estúdios de Walt Disney, como Raya e o Último Dragão ou Frozen. É impressionante a capacidade técnica a que estes estúdios de animação chegaram, com desenhos, textura e imagens quase reais.

Esteticamente é um filme bonito, cheio de cor e paisagens naturais, como a montanha, floresta e rio que cercam a aldeia.

É um filme muito bem conseguido por parte da Disney, com mensagens fortes sobre a importância da família e da casa, trazendo ainda bons momentos de comédia e músicas bem mexidas. Não sendo um filme de princesas, conta com uma família que nos momentos mais difíceis se mantém unida.

Francisco Amaral
Apaixonado por videojogos e tudo o que tenha narrativa, é fácil encontrarem-me a ver a saga Star Wars (como deve ser) ou a escrutinar tudo o que há para saber sobre Marvel. Ler é também outro dos universos onde mergulho muitas vezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Artigos Populares