“Roma” é o mais recente projeto do realizador de “Os Filhos do Homem” e “Gravidade”. Estreará na Netflix no dia 14 de Dezembro.
“Roma” é disparado o trabalho mais pessoal do realizador mexicano. Alfonso Cuarón conta uma história semi-autobiográfica decorrente no início dos Anos 70, no Bairro de Roma, na Cidade do México, homenageando as mulheres da sua vida e a classe média trabalhadora do país. No trailer, ao som de ‘The Great Gig in the Sky’, dos Pink Floyd, conhecemos assim a família central, as ruas mexicanas e o plano de fundo sócio-político.
Vê também: Divulgados poster e data de estreia do reboot de Child’s Play
Além de ser disponibilizado globalmente no popular serviço de streaming, “Roma” foi igualmente exibido em diversos prestigiados festivais de cinema. Nomeadamente o de Veneza (venceu o Leão de Ouro, prémio máximo), Toronto, Telluride, San Sebástian, Nova Iorque e Nova Orleães. Brevemente, o filme poderá similarmente ser visto na próxima edição do LEFFEST, o Festival de Cinema de Lisboa & Sintra. A sessão será a do último dia – 25 de novembro -, no Centro Cultural Olga Cadaval, às 16h00.
“Roma” começou a ser filmado no outono de 2016, beneficiando-se de um modesto orçamento de 15 milhões de dólares. O drama foi escrito e realizado por Cuarón, o criador oscarizado por “Gravidade”, de 2013. No elenco, encontram-se diversas caras desconhecidas do público mundial, nomeadamente a protagonista Yalitza Aparicio.