Uma curta-metragem que pretende ser uma crítica social e refletir sobre a efemeridade da vida num típico cenário transmontano.
A curta-metragem “Circunstâncias”, filme rodado integralmente na capela e espaços envolventes do campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, teve a sua estreia no passado dia 30 de março na Faculdade de Informação da Universidade Complutense de Madrid, numa organização do corpo docente das áreas do cinema e do teatro.
Realizado por José Paulo Santos, a produção da curta teve como atores alunos do curso de Teatro e Artes Performativas da UTAD, orientados pela Professora Rita de Azevedo, tendo como participação especial os músicos do projeto Esgrima, Nuno Aroso, Rita Redshoes, Henrique Portovedo, Joana Sá e Hugo Carvalhais.
“Circunstâncias” é uma abordagem crítica sobre a efemeridade da vida, ironizando a forma como a morte de um ente querido é um motivo de uma união familiar que raramente acontece. Através da sucessão de funerais, que se vão repetindo conforme as estações do ano, estes são encarados como momentos de encontro, para pôr a conversa em dia, reencontrar caras que já não se veem há muito e aproveitar para combinar um reencontro noutras circunstâncias.
José Paulo Santos nasceu em Coimbra em 1979 e é Mestre em Ciências da Comunicação na UTAD, tendo posteriormente exercido jornalismo na TVI entre 2001 e 2014. É também na UTAD que trabalha atualmente como bolseiro na sua área de estudo, onde também leciona na Pós-Graduação em Jornalismo Regional UTAD/LUSA. Faz também parte do júri do International Open Film Festival, o Festival Internacional de Cinema do Bangladesh.