Matt e Ross Duffer estão a ser acusados de roubar o conceito e ideia da curta-metragem Montauk de Charlie Kessler. O cineasta acusa os criadores de Stranger Things de lhe terem roubado e modificado a sua ideia original.
De acordo com o realizador, este terá realizado um pitch com os criadores de “Stranger Things”, ocasião na qual terá apresentado a ideia da sua curta. “Montauk” já teria sido lançado em 2011, tendo arrecadado um galardão do Hamptons International Film Festival no ano seguinte.
Contudo, Charlie Kessler terá tido a ambição de transformar a sua ideia em série. A sua interação com Matt e Ross Duffer terá acontecido num jantar do Tribeca Film Festival.
Segundo o Entertainment Weekly, os irmãos Duffer terão originalmente vendido o projeto sob o nome “The Montauk Project”. Algumas das ideias de Kessler já estariam incluídas nessa proposta em 2015.
Vê também: Festa do Cinema Italiano 2018 começa já amanhã
As semelhanças com ambos os projetos já começaram a saltar à vista dos internautas. Citando a mesma fonte referida anteriormente, as semelhanças passam por elementos tais como:
(…) Um jovem que desaparece, um policia com um passado assombrado que promete encontrá-lo, uma conspiração misteriosa numa base militar próxima que está a conduzir experiências secretas em crianças e um monstro criado por um portal para outra dimensão que lembra o brinquedo da criança.
Ambos os projetos aparentemente serão baseados numa série de experiências paranormais secretas conduzidas pelo governo norte-americano em Montauk, Long Island. Stranger Things, por sua vez mudou o cenário de Montauk para Indiana.
Até ao momento, nem os irmãos Duffer nem a Netflix se pronunciaram sobre o caso.