Em vésperas do início de Genius: Picasso na National Geographic, foi anunciado que a terceira temporada terá como protagonista a figura literária Mary Shelley.
Os produtores da terceira temporada de Genius serão novamente Imagine Entertainment de Brian Grazer e Ron Howard, a MWM Studios e EUE/Sokolow. A série terá estreia mundial na National Geographic em 172 países em 43 idiomas em 2019.
A primeira temporada da série foi vista por mais de 45 milhões de espectadores em todo o Mundo. Foi, assim, o maior lançamento da história do canal televisivo da National Geographic.
Mary Shelley (1797-1851) foi uma intelectual radical e feminista brilhante que escreveu, ainda adolescente, uma das histórias mais fantásticas da literatura moderna: Frankenstein; or the Modern Prometheus. A história relata as tentativas de um ambicioso cientista pouco cauteloso. Apresenta uma reflexão sobre as instituições sociais, liberdade pessoal e compaixão. Capturou a imaginação de milhões de leitores desde o seu lançamento há 200 anos atrás, até hoje. Diz-se que Shelley inventou o género Ficção/Horror com a sua primeira obra e o pós-apocalíptico com The Last Man (O último homem).
Um prodígio intelectual, Shelley estava determinada a provar que as mulheres também podiam ser intelectuais e criativas em patamar de igualdade aos homens. Foi uma das poucas mulheres independentes a sustentar-se enquanto autora durante o século XVIII. O seu círculo de amigos incluía os génios científicos Lord Byron, Samuel Taylor Coleridge, Mary e Charles Lamb, Humphry Davy e Leigh Hunt.
Shelley teve uma vida trágica. Viu três dos seus quatro filhos morrer e inúmeros amigos suicidaram-se. Sobreviveu ainda ao seu marido, que se afogou no mar. Em verdadeiro estilo gótico, Shelley decidiu guardar o coração do falecido marido.
Carolyn Bernstein, vice-presidente de desenvolvimento global e produção da National Geographic Global Networks comenta:
A história da incansável inovação de Shelley é inspiradora, cumulada com o seu desejo de viver nos seus termos apesar dos incontáveis obstáculos sociais e culturais. Estou ansiosa de ver o que a nossa equipa talentosa no vai trazer da vida notável para a terceira temporada de GENIUS e faça justiça o seu legado literário.
Vê também: Westworld regressa dia 22 de abril com estreia exclusiva no TVSéries
Mary Shelley inspirou numerosos realizadores e contadores de histórias com a sua história da ciência ter corrido mal. Mas poucos conseguiram capturar a sua visão da sociedade no mito que deixou. Algumas das suas lutas pela igualdade de géneros, os seus escritos adicionais, a sua influência noutras figuras históricas significantes. Mostrar uma pessoa como a Mary Shelley e o seu maravilhoso intelecto, compaixão e coragem é exactamente o propósito desta série, e ansiamos por continuar a nossa parceria vencedora com a National Geographic e a Fox 21 Television Studios.
– Ron Howard, produtor executivo
A primeira temporada de Genius foi protagonizada por Geoffrey Rush como Albert Einstein. Recebeu dez nomeações para os Emmys, Golden Globes e SAG Awards.