MOTELX | Conhece os destaques da 11ª edição do Festival de Terror

Tabela de Conteúdo

Entre 5 e 10 de Setembro Lisboa vai render-se de novo ao TERROR. Com a GRANDE presença de Alejandro Jodorowsky e Roger Corman, o MOTELX terá filmes, workshops, masterclasses e muito mais!

Os convidados de honra são então os mestre do terror Alejandro Jodorowsky e Roger Corman. O primeiro é o pioneiro das sessões da meia-noite cujo surrealismo cinematográfico chamou à atenção de nomes como Salvador Dalí, John Lennon, Pink Floyd ou Orson Welles. Já Corman, rebelde de Hollywood, é um dos maiores cineastas e produtores independentes do cinema americano. Vencedor de um Óscar Honorário em 2010, lançou nomes como Martin Scorsese, Jack Nicholson e Robert de Niro.

“Kuso”

Os filmes em destaque nesta 11ª edição são “The Limehouse Golem” de Juan Carlos, “Kuso” do músico Flying Lotus que conquistou o Sundance, “The Bar” do espanhol Álex de la Iglesia e “68 Kill” de Trent Haaga, protagonizado por Matthew Gray Gubler (“Mentes Criminosas”). Dentro da nova parceria com a programação de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura, o MOTELX apresenta “O Estranho Mundo do Terror Latino”,  uma retrospectiva que explora a diversidade do cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica. As co-produções ibéricas “Crime de Amor” (1972) e “O Espírita” (1974) também irão passar no festival na secção Quarto Perdido.

Actividades como o MOTELX LAB, o MOTELquiz, as VHS Nights, workshops de caracterização ou exposições estarão também disponíveis.

“O Livro da Vida”

Haverá ainda um espaço reservado aos mais novos, com actividades especialmente pensadas para eles. Será exibido o filme de animação “O Livro da Vida”, haverá um peddy paper no Cinema São Jorge, um workshop de programação informática e sessões de curtas-metragens.

E o que é um festival sem prémios? O Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa está de volta (com o prémio dobrado) assim como o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia, atribuído pela primeira vez o ano passado. O autor, ou autores, da melhor curta portuguesa receberá, a acrescer ao prémio base de 5000 €, mais 5000 € em serviços de pós-produção Kino Sound Studio! Um ‘fim-de-semana de inspiração’ nos Hotéis Belver também faz parte do prémio. Também a competição Yorn microCURTAS regressa para esta edição. Este prémio premeia curtas com um máximo de 2 minutos de duração que sejam gravadas com smartphone ou tablet na sua totalidade. As participações estão abertas a todos até 26 de Agosto.

“A Instalação do Medo” é uma das concorrentes a Melhor Curta de Terror Portuguesa

Podes ainda acompanhar a programação do festival através da nova App (gratuita para OS e Android) que terá conteúdos exclusivos.

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai ocorrer no Cinema São Jorge, no Teatro Tivoli BBVA e na Cinemateca Júnior (Palácio Foz). Mas a festa começa antes de 5 de Setembro!  Entre 31 de Agosto e 2 de Setembro o Largo de São Carlos e a Rua da Moeda, no Cais do Sodré, vão ser palco de festas, concertos e sessões de cinema ao ar livre. Aparece!

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »