Depois de se tornar soberana no mercado do streaming, a Netflix tem como objetivo na corrida aos Óscares, ganhar um Óscar de Melhor Filme.
Desde 2014 que a probabilidade é cada vez maior, com sucessivas nomeações na categoria.
Pelo caminho a Netflix já ganhou Óscares noutras categorias, por isso hoje apresentarei filmes, documentários, entre outros que estiveram nomeados e/ou que ganharam um Óscar.
Ver também: Os truques do mundo do cinema que o público desconhece
Produções Netflix que foram nomeadas para óscares
Curtas-Metragens
Extremis (2016)
Nomeado a Melhor Curta-Metragem Documental
Seja testemunha das emoções que acompanham decisões de vida ou morte para médicos, pacientes e famílias na UTI de um hospital.
Os Capacetes Brancos (2016)
Vencedor de Melhor Curta-Metragem Documental
Enquanto ataques aéreos diários castigam os civis da Síria, um grupo de resgate corajoso arrisca a vida para remover as vítimas dos escombros.
Período: O Estigma da Menstruação (2018)
Vencedor de Melhor Curta-Metragem Documental
Na Índia rural, onde o estigma da menstruação persiste, mulheres produzem tampões de baixo custo numa nova máquina e caminham para a independência financeira.
Heroin(e) (2018)
Nomeado a Melhor Curta-Metragem Documental
Da realizadora Elaine McMillion Sheldon, três mulheres lutam para quebrar o ciclo da toxicodependência, uma vida de cada vez.
Fim de Jogo (2019)
Nomeado a Melhor Curta-Metragem Documental
Filmado e editado em estilo de vérité íntima, este filme segue médicos visionários que trabalham na vanguarda da vida e da morte e que se dedicam a mudar o nosso pensamento sobre ambos, com realização de Rob Epstein e Jeffrey Friedman.
Life Overtakes Me (2020)
Nomeado a Melhor Curta-Metragem Documental
No auge do trauma, centenas de crianças refugiadas na Suécia retiram-se das incertezas da vida para uma doença semelhante a um coma chamada Síndrome de Resignação. De John Haptas e Kristine Samuelson.