More

    Quick Fire #7 – Riccardo Scamarcio & Guido Lombardi

    Estou em South Kensington para mais uma vez cobrir o festival de cinema italiano que celebra a sua décima edição!

    Este ano contámos com uma variedade incrível não só nos géneros como também nos temas, realização e foco! Tive a oportunidade de ver filmes incríveis e de falar com realizadores e actores sobre os seus trabalhos. Entre sessões e Q&A’s ainda tivemos a oportunidade de estar no mais recente café que abriu no Instituto Francês onde houve até música ao vivo! Sem mais demora vamos então falar de cinema italiano.

    il ladro 3

    Houve vários filmes presentes neste festival e um dos que irei destacar é “Il ladro di giorni – Stolen Days”, um filme que conta a história de um pai que sai recentemente da cadeia e tenta reatar a relação com o seu filho de apenas onze anos. A relação entre pai e filho é quase um espelho da relação que existe na obra “A Ilha Do Tesouro” e quase uma aventura em tempos modernos retratada de forma mais íntima.

    Estive à conversa com o realizador Guido Lombardi (“Take Five”) e o ator Riccardo Scamarcio (“John Wick 2”, “Sílvio e os Outros”, “Master of None”) que me contaram como surgiu a ideia deste filme e porque disse sim a este argumento:

    GL: ” Quando eu tinha dez anos o meu pai trouxe-me ao escritório dele. Eu tinha aquela curiosidade de saber o que o meu pai fazia quando saía de casa. Ele era um juíz, não um criminoso como no filme (risos). Foi nessa altura que me apercebi que o meu pai não era só meu pai mas sim alguém com um passado e vida da qual eu não tinha qualquer informação e foi essa curiosidade que me deu esta ideia.”

    RS: ” Eu conheço o produtor há bastantes anos e ele disse-me para eu ler este argumento e que seria uma história clássica e sentimental e quando li pensei – vamos lá fazer um bom filme sentimental!”

    il ladro 1

    A relação entre Salvo e o pai Vincenzo é o centro deste filme e a química entre ambos é formidável:

    GL: “Eu realizei o filme na sequência exacta dos acontecimentos no filme então a evolução que vemos durante o filme é real tanto no filme como fora.

    RS: “Quando estava a fazer este papel pensei muito no meu próprio pai. A minha interpretação foi a perspectiva que tinha do meu pai, quando eu era criança.” 

    GL: “Descobrir quem são os teus pais é em si, uma aventura!”

    RS: “Para mim o desafio desta personagem é que ele é de facto um criminoso! Ele sai da cadeia, a mulher faleceu e agora ele quer usar o filho num último golpe. É um otário (risos). Mas aos poucos ele percebe que o verdadeiro tesouro está ali do lado dele.” 

    Ver também: Cinema Italiano em Londres de 4 a 9 de Março

    il ladro 2

    Eu não pude deixar de perguntar a Riccardo Scamarcio: Se pudesse escolher uma personagem, para ser ou interpretar, de um desenho animado da sua infância quem escolheria e porquê?

    RS: “O Conan! (risos) Daquela série do Miyazaki, lembras-te? Eu sou esse Conan! (risos)”

    conan

    Scamarcio, mais conhecido por “O Meu Irmão é Filho Único” e “John Wick 2” e que participou também na série Netflix “Master of None”, estará este ano nos cinemas portugueses em “Os Tradutores”, thriller que conta com Olga Kurylenko e a portuguesa Maria Leite. Será também o protagonista do muito aguardado novo filme de Nanni Moretti “Tre piani”.

    Guigo Lombardi realizou “Là-bas: Educazione criminale”, pelo qual foi nomeado ao David di Donatello de Melhor Novo Realizador e “Take Five”, outro filme de crime também nomeado aos Prémios da Academia de Cinema Italiano.

    Ver também: Prémios Sophia, Festa do Cinema Italiano e Monstra adiados

    guido lombardi

    “Il ladro di giorni” é protagonizado por Riccardo Scamarcio e pelo estreante Augusto Zazzaro e fez parte da Seleção Oficial da Festa del Cinema di Roma, para além da referida passagem pelo festival Cinema Made in Italy.

    Maria Lima
    Maria Limahttp://www.mariajlima.com
    M.J.Lima nasceu no Porto onde estudou Teatro Contemporâneo e Dança. Depois de quase 10 anos no mundo do espetáculo decidiu ir viver para Londres onde trabalha como escritora de Banda Desenhada e jornalista de Entretenimento.

    Queres estar a par de todas as novidades? Calma!

    Prometemos que não te vamos chatear a toda a hora. Garantimos que te vamos enviar conteúdo de qualidade.

    Últimos Artigos

    Artigos Relacionados