Stephen William Hawking, o físico teórico, cosmologista, autor, e também fonte de inspiração de milhões, faleceu com 76 anos. Aqui falaremos de alguns filmes e documentários baseados nele e no seu trabalho.
Não sendo nós nenhum Sheldon Cooper, podemos não perceber o impacto de Stephen Hawking no mundo científico, e demoraríamos, provavelmente, uma “eternidade”. Infelizmente, Hawking sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA) que o paralisou gradualmente, até falecer. Mais recentemente, comunicava com um único músculo da bochecha adaptado a um programa de comunicação vocal.
Nada disto o parou. Nada disto o impediu de inspirar não só cientistas, mas também doentes, e muitos artistas.
The Theory of Everything (2014)
Este filme biográfico é talvez o mais conhecido de todos, e conta-nos a sua vida na perspectiva da sua ex-mulher. É uma excelente adaptação da sua autobiografia ‘Travelling to Infinity: My Life with Stephen’.
Eddie Redmayne teve a difícil tarefa de representar Hawking. Fê-lo de forma tão brilhante, que lhe valeu várias nomeações e um Globo de Ouro.
Hawking (2013)
Um documentário pelo próprio Hawking. É também conhecido como ‘Stephen Hawking: A Brief History of Mine‘, onde ele descreve como é viver com ELM desde a infância.
Hawking (2004)
Um filme da BBC sobre os primeiros anos de Stephen enquanto estudante de doutoramento em Cambridge, seguindo a sua investigação e a sua luta contra a ELA. O brilhante Benedict Cumberbatch tem a árdua tarefa de retratar Hawking pela primeira vez no ecrã.
A Brief History of Time (1991)
Realizado por Errol Morris, este documentário biográfico tem música do aclamado compositor americano minimalista Philip Glass. O documentário junta várias entrevistas de familiares, colegas e até da sua ama em criança.
Beyond the Horizon (2009)
Este documentário segue uma jornalista que precisa de escrever uma história sobre cosmologia e o sentido da própria existência. A sua entrevista com Hawking lança-a numa viagem através do tempo e do espaço.