A filmografia de Sidney Lumet revelou-se longa, com obras sempre muito sóbrias, evidenciando o carácter do realizador norte-americano.
Sidney Lumet nasceu no dia 25 de junho do ano de 1924, encetando a sua carreira como realizador em 1952, aquando da direção de um episódio de uma série de televisão. Porém passados só cinco anos entrou para o grupo de realizadores de longas-metragens feitas para cinema. Apesar de ser a sua obra de estreia, Lumet conseguiu conceber um dos melhores filmes de todos os tempos: “12 Homens em Fúria”.
Ver também: Subtilezas (Des)Medidas – Os filmes que marcaram a carreira de Angelina Jolie
Com mais de quatro dezenas de filmes realizados, Sidney Lumet apenas se começou a dedicar de forma contínua à sétima arte a partir do ano de 1962 com “Do Alto da Ponte”. Repleto de altos e baixos, a filmografia do realizador nascido na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia, mostrou seriedade e dedicação por parte de Lumet.
“Serpico” (1973)
Sinopse: Um jovem polícia, que ao contrário de muitos dos seus colegas, nega-se a aceitar dinheiro proveniente da extorsão de criminosos e com isso, passa a enfrentar a resistência dos seus superiores ao deixar clara a sua indignação diante da corrupção generalizada na polícia, colocando a sua própria vida em risco.
O filme conseguiu duas nomeações para os prémios máximos do cinema para melhor argumento adaptado e melhor ator principal.
“Antes que o Diabo Saiba que Morreste” (2007)
Sinopse: Dois irmãos decidem fazer um assalto à joalharia dos seus pais. Depois do roubo mal sucedido, ambos têm de lidar com as consequências trágicas que esse delito acarretou.
“Escândalo na TV” (1976)
Sinopse: O principal jornalista e apresentador de uma cadeia de televisão norte-americana é despedido devido à queda de audiências do seu programa. Porém, a decisão de o mandar embora é revertida quando este anuncia que se irá matar em direto e as audiências voltam a subir de forma abrupta.
O filme foi nomeado para dez Oscars da Academia, conseguindo arrecadar quatro, nas categorias de argumento original, atriz secundária e ator e atriz principais.
“Um Dia de Cão” (1975)
Sinopse: Dois homens planeiam roubar um banco cujo assalto duraria apenas uns minutos, mas rapidamente começa a correr mal, acabando por durar várias horas. Com vários clientes e trabalhadores do banco feitos reféns, monta-se um autêntico circo mediático à porta do banco com a atração de inúmeras cadeias de televisão.
Das cinco nomeações que o filme conseguiu angariar para as famosas estatuetas douradas, amealhou apenas uma, na categoria de argumento original.
“12 Homens em Fúria” (1957)
Sinopse: Depois de uma sentença quase definida, os jurados de um tribunal debatem sobre a culpa ou a inocência de um alegado assassino, quando um dos doze membros decide confrontar os seus pares com a subjetividade das provas.
A primeira longa-metragem da carreira de Sidney Lumet esteve indicada para três Oscars, nomeadamente para melhor argumento adaptado, melhor realizador e melhor filme.