Caminhos Film Festival 2015 Cinema Destaques

Antevisão – XXI Caminhos Film Festival

Redacção
  • Novembro 26, 2015
  • 4 min read
Antevisão – XXI Caminhos Film Festival

Um dos maiores festivais de cinema está prestes a começar, com uma seleção muito variada de produções que vão estar em exibição entre 27 de novembro a 5 de dezembro.

Desde documentários, passando por animações e curtas e longas-metragens, o XXI Caminhos Film Festival irá contar com a presença de inúmeros cineastas portugueses e estrangeiros, dispostos a expor os seus trabalhos, reunindo cento e noventa e oito películas ao longo dos nove dias.

caminhos

Todas as produções apresentadas estarão divididas entre cinco secções: Seleção Caminhos, Seleção Ensaios, Seleção Diásporas, Caminhos Juniores e Caminhos Mundiais. A cerimónia de abertura do Festival terá início às 21h30 do dia 27 no Conservatório de Música de Coimbra, e arrancará com a exibição da curta “Lei da Gravidade” do cineasta Tiago Rosa-Rosso e do documentário “O Dr. Adrian e os 5 Senhores,” da autoria de Francisco Moura Relvas. De 27 a 29, a maior parte das produções marcadas para esses dias serão exibidas no Conservatório de Música de Coimbra. De 30 até ao fim do evento, o Teatro Académico Gil Vicente receberá os restantes trabalhos.

A Seleção Caminhos possui fortes candidatos este ano, dedicando-se às estreias decorridas durante o último ano. Aqui, cineastas experientes e novatos poderão apresentar os seus trabalhos no campo das curtas e longas-metragens, documentários e animações. Destaque para o realizador Miguel Gomes, que está de regresso depois de ter vencido o Grande Prémio do Festival em 2010, desta vez apresentando a sua trilogia “As Mil e Uma Noites.” O anteriormente galardoado João Salaviza regressa também ao Festival, apresentando a sua longa-metragem “A Montanha,” que tem recebido algum reconhecimento internacional. Também Manuel Mozos apresentará três trabalhos seus: o documentário “João Bénard da Costa – Outros amarão o que eu amei” e as curtas-metragens “A Glória de Fazer Cinema em Portugal” e “Cinzas e Brasas.” O conhecido cineasta português João Canijo também marcará a sua presença com o seu documentário “Portugal – Um dia de cada vez.”

A Seleção Ensaios trará ao público novidades da autoria de alunos de escolas de cinema nacionais e estrangeiras. Serão ao todo 95 curtas-metragens, selecionadas entre um rol de cerca de setecentas produções oriundas de mais de oitenta países. O objetivo é criar uma comparação entre o que se faz no estrangeiro com o que é produzido em Portugal. A exibição destas curtas realizar-se-á a partir do dia 29 de novembro, no Conservatório de Música de Coimbra.

A Seleção Diáspora terá como objetivo destacar as produções de cinema português que não foram criadas em território nacional. De destacar que os filmes “A Gaiola Dourada,” de Ruben Alves, e “O Salto,” de Christian de Chalonge, marcarão presença nesta secção, analisando diferentes perspetivas do fenómeno da emigração portuguesa. As sessões da Seleção Diáspora estarão disponíveis a partir do dia 30 de novembro e decorrerão nos Cinemas NOS do Fórum Coimbra, uma novidade apresentada nesta edição do Festival.

Por sua vez, a Seleção Caminhos Juniores apresentará uma série de nove curtas-metragens inteiramente dedicadas aos mais novos. As suas exibições decorrerão entre o dia 30 de novembro e o dia 4 de dezembro e tem como objetivo a captação de um público mais jovem ao cinema português. Apresenta-se como um estilo educativo e fomenta hábitos de consumo desde a infância no que toca ao cinema nacional. As suas exibições terão lugar no Teatro Académico Gil Vicente.

Caminhos

Por fim, a Seleção Caminhos Mundiais será este ano apresentada em colaboração com a Embaixada da Áustria em Portugal. A 28 e 29 de novembro e de 1 a 4 de dezembro, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra receberá ao todo 23 produções austríacas que vão desde documentários, animação, filmes experimentais e longas-metragens. O objetivo será criar uma ponte entre ambas as culturas, apresentando as diferentes variedades de cinematografia austríaca e despertando a curiosidade sobre uma outra forma de olhar o mundo.

Ao longo destes nove dias, o cinema não para em Coimbra, e inúmeros cineastas portugueses e estrangeiros estarão presentes para mais uma edição de um dos maiores festivais de cinema do país. A cerimónia de encerramento ocorrerá no Teatro Académico Gil Vicente, a 4 de dezembro, onde serão revelados os vencedores dos prémios atribuídos pelo júri deste ano da XXI edição da Caminhos Film Festival.

Redacção
About Author

Redacção

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *