Foi apresentado no Institut Français o programa e convidados da 19ª Festa do Cinema Francês a decorrer entre 4 de outubro e 11 de novembro.
O padrinho deste ano é Jean-Paul Rappeneau, realizador do histórico “Cyrano de Bergerac” (com Gérard Depardieu) que será apresentado como sessão de abertura em cópia digital restaurada, que até então foi apenas exibida no Festival de Cannes.
Vê ainda: O trailer emocionante de “Beautiful Boy”, o novo filme com Steve Carell
Para além de Rappeneau, o leque de convidados inclui Gilles Lellouche (“Nada ou Afunda”*, “Pequenas Mentiras Entre Amigos”), Xavier Giannoli (“A Aparição”*, “Marguerite”) e Stéphane Brizé (“Em Guerra”*, “A Lei do Mercado”), bem como Anthony Bajon (“Não Deixeis Cair em Tentação”*, “Rodin”), Jean Becker (“Histórias de uma Vida”*, “Dois Dias para Esquecer”), entre outros… [* – em antestreia na Festa do Cinema Francês]
Mas outras antestreias a destacar são, por exemplo, “I Feel Good” (com Jean Dujardin), “Alad’ Quê?” (sequela de “As Novas Aventuras de Aladin”), “A Outra” e “Les confins du monde” (ambos com Gérard Depardieu). Temos ainda “Au Poste!” (o novo filme de Quentin Dupieux), “Le vent tourne” (com o português Nuno Lopes junto de Mélanie Thierry) e “Ursinho Procura-se” (com Kad Merad de “Bem-Vindos ao Norte”).
Mas fazem ainda parte da Festa do Cinema Francês o Ciclo ACID, com novos filmes, encontros e masterclasses dedicadas ao cinema indie, o Universo da Animação (“Dilili à Paris”, “Ernest et Célestine en hiver” e “Minga et la cuillère cassée”) e uma retrospetiva de Henri-Georges Clouzot, icónico realizador de filmes como “Le mystère Picasso”, “Le corbeau”, “O Salário do Medo” e “O Crime da Avenida Foch”.
Presente em Lisboa, Almada, Porto, Leiria, Coimbra, Beja, Faro, bem como em Viana do Castelo, Seixal, Aveiro e Setúbal, entre 4 de outubro e 11 de novembro, a 19ª Festa do Cinema Francês vai assim percorrer Portugal continental de norte a sul. Descubra toda a programação, convidados e horários em: www.festadocinemafrances.com