ADisney e a Marvel levaram a melhor nos últimos prémios Saturn Awards, na categoria de Filmes. Já na categoria de Televisão e Streaming, “A Guerra dos Tronos” foi a grande vencedora.
Todos os anos, a Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Terror dá os seus prémios, os Saturn Awards. As nomeações são anunciadas em Julho e em Setembro, a grande cerimónia chega.
Vê também: Chegou o trailer da última temporada de “Sobrenatural”
Normalmente, os prémios diferenciam-se em Categoria Filmes e Categoria Séries, no entanto algumas alterações têm sido feitas. A Categoria Séries foi dividida entre Séries Televisão e Séries Streaming, a pedido da Netflix e da Hulu.
Avengers: Endgame ia na frente da corrida com 14 nomeações, Aladdin com 9 e Us com 8. Na Categoria Séries Televisão, A Guerra dos Tronos liderava com 9 nomeações.Já no Streaming, The Haunting of Hill House, da Netflix, era favorita com 6 nomeações.
Já na cerimónia, Avengers: Endgame ganharam 7 Saturn Awards:
- Melhor Comic-to-film;
- Melhor Actor (Robert Downey Jr.)
- Melhor Actor Secundário (Josh Brolin)
- Melhor Design de Produção
- Melhor Edição
- Melhores Efeitos Especiais
- Melhor Maquilhagem
Menção honrosa para Homem-Aranha: Longe de Casa, a levar para casa dois prémios (graças à performances de Tom Holland e Zendaya); e Um Lugar Silencioso a derrubar tudo e todos e a levar o prémio de melhor filme de terror e melhor argumento.
Quanto aos prémios da Categoria Séries Televisão, mesmo criticada A Guerra dos Tronos dominou com 4 prémios:
- Melhor Série de Fantasia
- Melhor Actriz (Emilia Clarke)
- Melhor Actor Secundário (Peter Dinklage)
- Melhor Performance de Jovem Actriz (Maisie Williams)
The Walking Dead venceu a categoria de Melhor Série Televisão de Terror e Danai Gurira arrecadou o prémio de Melhor Actriz Secundária. Uma categoria nada fácil de vencer, por estar recheada de actrizes de A Guerra dos Tronos, como Gwendoline Christie, Lena Headey e Sophie Turner.
Já no Streaming, Star Trek: Discovery levou a melhor, ao contrário do que se pensava:
- Melhor Série de Ficção Científica, Acção e Fantasia
- Melhor Actriz (Sonequa Martin-Green)
- Melhor Actor Secundário (Doug Jones)
Com apenas 5 nomeações, acabou por vencer em 3 categorias, deixando The Haunting of Hill House levar só um prémio para recordação (o de melhor actor).
A Menção Honrosa aqui vai para Stranger Things, a vencer o prémio de melhor série Streaming de Terror e Melhor Actriz Secundária (Maya Hawke).