“Batman – O Início” (2005)
Sinopse: Um homem que após ser treinado por um mestre, começou aquela que encara ser a sua missão, proteger as pessoas da sua cidade.
“Batman – O Início” foi o ponto de partida para uma das melhores sagas do cinema. Com uma roupagem diferente daquela que o super-herói tinha recebido na longa-metragem de 1989 de Tim Burton, o filme oferece-nos uma visão sobre a vida de Bruce Wayne antes de se tornar o guardião de Gotham.
“Não há nada a temer senão o próprio medo!”. Esta é uma frase marcante dita pelo diabólico vilão do filme, Scarecrow, interpretado pelo fabuloso Cillian Murphy. Com presença nos três filmes da saga, é neste que Cillian faz a diferença. O ator inglês tem uma execução brilhante. É, através desta mesma prestação, que a personagem ganha uma importância maior, sendo bem sucedida no seu objetivo: espalhar o medo.
Pode afirmar-se que foi a partir de “Batman – O Início” que emergiu uma nova era de filmes de super-heróis. É o primeiro filme do género em que se dá uma clara importância ao argumento e à história que suporta o filme. Mais do que isso, atribui-se uma atenção aos detalhes que não era vista em outros filmes do mesmo género.
“Batman – O Início” conseguiu uma nomeação para o prémio máximo de cinema na categoria de fotografia.