O produtor Kevin Feige comentou acerca do futuro do Universo Cinemático da Marvel (em inglês, MCU) e tudo pode mudar, até à própria maneira como os filmes estão estruturados.
Para começar, a Marvel decidiu que o quarto filme dos Vingadores não será afinal “Guerra Infinita – Parte 2” e este está, para já, sem título definido, pelo que será referido apenas por “Vingadores 4”.
Ver também: “Avengers: Infinity War” será ponto de viragem da Marvel
Segundo Feige, o futuro do universo dos Vingadores pode mudar após esse filme e mesmo a estrutura por fases pode terminar.
Temos tido sorte que [a expiração de contratos] não tem tido sido um grande factor. Temos tido pessoas sob contrato para certos filmes, depois temos tido novas ideias e direcções como Guerra Civil que queriamos fazer e temos sido sortudos suficiente para fazer novos contratos. Ou Homem-Aranha: Regresso a Casa, o cast tem sido espantoso no seu entusiasmo pela direcção e pelas histórias que temos contado. Por isso agora tudo começa por onde queremos levar as histórias. Certamente com a aproximação de Guerra Infinita há uma sensação de climax, se não mesmo uma conclusão para, pela altura em que chegarmos a Vingadores 4, os 22 filmes que terão sido feito parte das três primeiras fases do MCU. E o que acontecerá depois será muito diferente. Não sei se será a Fase 4, poderá ser algo novo.
Alguns dos contratos a terminar são os de Robert Downey Jr., Chris Evans e Chris Hemsworth, que representam alguns dos membros de maior peso na mesa dos Vingadores.
Nós não estamos a discutir activamente nada após Vingadores 4, além de termos dado data para Homem-Aranha: Regresso a Casa 2 – que não será o título, mas é o que lhe chamamos – porque esse foi o acordo feto com a Sony para a inclusão do Aranhiço nos filmes dos Vingadores, e James Gunn fazer um terceiro filme dos Guardiões da Galáxia a certa altura. Mas o verdadeiro foco da Marvel Studios é, a contar com Guardiões 2, os próximos oito filmes que irão levar todo o nosso tempo.
No entanto, Feige admite ter uma ideia do futuro do MCU.
Temos uma ideia [do que o MCU irá parecer após a Guerra Infinita] e será muito, muito diferente.
Até lá, teremos “Guardiões da Galáxia 2”, “Thor: Ragnarok”, “Pantera Negra”, “Vingadores: Guerra Infinita” e vários outros.