De agora em diante os especiais da Netflix não poderão compretir no Festival de Cinema de Cannes. De acordo com o The Hollywood Reporter isto será devido ao facto de a empresa se recusar a lançar as suas obras para o cinema.
A nova regra do Festival de Cinema de Cannes obriga a que os filmes que sejam submetidos para competição tenham sido lançados nos cinemas franceses. Contudo, tal regra não irá impedir que os filmes vindos da Netflix sejam exibidos durante a cerimónia.
Theirry Fremaux, diretor do festival, admitiu a situação em entrevista ao The Hollywood Reporter:
No ano passado, quando selecionamos esses dois filmes, achei que poderia convencer a Netflix a lançá-los nos cinemas. Eu era presunçoso, eles recusaram. O pessoal da Netflix adorou a carpete vermelha e gostaria de estar presente com outros filmes. Mas eles entendem que a intransigência de seu próprio modelo é agora o oposto do nosso.
A decisão também terá sido tomada devido aos protestos de outros realizadores franceses na edição passada. “Okja” de Bong Joon-ho e “The Meyerowitz Stories” de Noah Baumbach foram submetidos no ano passado a competição por parte da Netflix. A decisão levou a protestos da parte de vários cineastas franceses.
Ainda assim a Netflix tentou que os dois produtos passassem nos cinemas de França por uma semana. No entanto, devido a normas dos media franceses, tal não foi possível.
Vê também : Os universos cinematográficos de eleição do Cinema Pla’net
Fremaux, apesar de compreender a popularidade de serviços tais como a Netflix e a Amazon, bem como as possibilidades que as duas organizações dão a jovens realizadores, ressalva que os produtos criados são “híbridos” de cinema e TV.
O cinema [ainda] triunfa em todos os lugares, mesmo nesta era dourada das séries. A história do cinema e a história da Internet são duas coisas diferentes.
O Festival de Cinema de Cannes irá decorrer em breve em maio do presente ano.