Paul Greengrass inclui-se na entourage de guionistas/realizadores que formam parceria com a Netflix e produzem filmes com um enorme potencial, por sinal.
Recentemente, a Netflix lançou o trailer oficial de “22 de Julho”. O filme foi escrito e realizado pelo inglês Paul Greengrass, responsável por “Capitão Phillips”, de 2013 e por três filmes do Jason Bourne. O argumento foi adaptado de One of Us: The Story of an Attack in Norway – and Its Aftermath, uma não-ficção da jornalista norueguesa Åsne Seierstad.
Ver também: Netflix lança o teaser trailer de “Roma”, de Alfonso Cuarón
O filme relata o ataque terrorista mais mortífero sofrido pela Noruega. Na respetiva capital – Oslo -, no dia 22 de Julho de 2011, 77 pessoas foram mortas por Anders Behring Breivik, um crítico do governo e extremista nacional que detonou um carro-bomba e massacrou um acampamento cheio de adolescentes. A trama acompanha a dura perspetiva física e emocional de um sobrevivente para representar a jornada de um país abalado até à cura e reconciliação.
O terrorista mencionado será interpretado pelo norueguês Anders Danielsen Lie (“Personal Shopper”). O elenco incluirá, de resto, nomes como Jon Øigarden, Jonas Strand Gravli, Thorbjørn Harr, Ola G. Furuseth, Seda Witt, Isak Bakli Aglen e Ulrikke Hansen Døvigen. Será, portanto, mesmo constituinte de um filme falado em inglês, um elenco composto apenas por noruegueses, apresentando simultaneamente diversos atores jovens.
“22 de Julho” vai ser exibido no decorrente Festival de Veneza. Será posteriormente lançado na Netflix, no dia 19 de Outubro.