“Silence” é o filme que marca o regresso de Martin Scorcese, um projeto que o realizador perseguia desde 1991, e que graças ao financiamento das duas produtoras envolvidas, a Fábrica de Cine e a SharpSword Films, poderá ver finalmente no grande ecrã.
“Silence” é baseado no livro com o mesmo nome do autor japonês Shusako Endo. Conta a história de dois missionários jesuítas portugueses que viajam para o Japão no século dezassete numa altura em que os cristãos eram perseguidos, para localizar o seu mentor e espalhar a fé cristã.
Scorcese consegue completar um filme que pretendia realizar desde a leitura do livro, em 1991, que o encantou pela “simplicidade complexa” e pelo facto de “tentar lidar apenas com a essência… da Cristandade, de Jesus.”.
As raízes da fé religiosa é um tema que não é desconhecido ao realizador, como ele revelou numa entrevista dada à Variety em 2013: “Este tema é algo que sempre fez parte da minha vida. Para as pessoas que estão de fora é difícil entender o mundo em que eu cresci, o do catolicismo romano na Nova Iorque dos anos 1950. Fiquei tão impressionado que tentei fazer parte desse mundo, mas aos 15, 16 anos percebo que era muito mais duro e complicado do que eu tinha pensado… em termos de vocação.”.
O filme conta com um vasto elenco e é protagonizado por Liam Neeson, Andrew Garfield e Adam Driver. Terá mais de três horas e estreará em Janeiro de 2017 nas salas de cinema portuguesas.