“o Primeiro Homem na Lua”, do mesmo realizador de La La Land, marcará o inicio do 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Importante lembrar que se trata de Damien Chazelle, o mais jovem realizador a arrecadar um Óscar.
O filme que tem Ryan Gosling como protagonista, a interpretar o famoso astronauta Neil Armstrong, faz parte dos 21 filmes em competição pelo Leão de Ouro. O vencedor será posteriormente anunciado dia 8 de setembro, na cerimónia de encerramento do próprio festival.
Ver também: Novo poster de “O Primeiro Homem na Lua”, o próximo filme de Damien Chazelle
Guillhermo Del Toro (A Forma da Água) será o presidente do júri que contará com: Sylvia Chang; Trine Dyrholm; Nicole Garvia; Naomi Watts; Paolo Genovese; Malgorzata Szumowska; Taika Waititi; Christoph Waltz. Na corrida pelo Leão de Ouro estarão igualmente “Roma”, filme autobiográfico do mexicano Alfonso Cuarón, sobre a família e a adolescência, e “Suspiria”, de Luca Guadagnino, uma nova versão do filme de Dario Argento, de 1977, considerado um clássico do género de horror.
“The Nightingale”, da australiana Jennifer Kent, é, todavia, o único filme em competição realizado por uma mulher. Disparidade assinalada numa carta aberta dirigida à organização do festival, aliás, na qual várias associações de mulheres que trabalham no audiovisual exigem maior representação naquele certame.