Na última sessão do Shortcutz Rio de Janeiro de 2016, o festival propõe um olhar sobre o continente africano, com destaque para os Buraka Som Sistema.
Connie Lopes, fundadora e diretora do festival Back2Black, é a convidada especial da 6ª edição do Shortcutz Rio de Janeiro, estando presente na receção ao público às 19h, seguida de vídeo-entrevista a Kalaf Epalanga, mentor e líder da banda Buraka Som Sistema.
Ocorrerá um leilão de fotografia com a atriz Flávia Moreira, com um igual destaque para três projetos: ‘WELKET BUNGUÉ – Improvisation’, por Simon Frederick (Reino Unido – Portugal, 2011) ; Obra, de Januario Garcia (Minas Gerais – Brasil) ; “alter Rio”, de Miguel Pinheiro (Rio de Janeiro – Brasil).
A habitual mostra de curtas é composta por “Tejo Mar”, com a enigmática sinopse:
« Plantados como sentinelas silenciosas por toda a cidade, pobres mortais perdidos em fantasias oceânicas. »
E também por “The Goat – A Cabra”, sobre um jovem Xhosa iniciado, em recuperação numa cabana de montanha após um ritual de circuncisão e que descobre que os seus anciãos o abandonaram, transformando o pânico em desespero.
A partir das 21h pode contar com performances do brasileiro Marcelo Shama e da angolana Marilena Magdalena em “Dance is my prayer, music is my religion” e “Badju”, respetivamente.
O DJ William Ntchalá, de Guiné-Bissau, fica a cargo da festa de encerramento a partir das 21h30.